REUNIÃO INSTITUCIONAL: Gestores da Coptrans recebem profissionais do Sistema Ocepar para debater indicadores de gestão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Coptrans – Cooperativa de Transportes 14 de Dezembro, Ezídio Salmoria, abriu, na tarde desta quinta-feira (10/06), a reunião institucional virtual promovida pelo Sistema Ocepar com o objetivo de apresentar os indicadores econômicos e financeiros da cooperativa. Também estiveram presentes o secretário Tiago Preis, o tesoureiro Jerson Vivian, o segundo tesoureiro Cristiano Nuernberg, os conselheiros Delair Pinzon e Airmar Braz, e o gerente administrativo Iduir Pedro Bortot. O Sistema Ocepar esteve representado pelo coordenador de monitoramento, João Gogola Neto, e pelo analista Rodrigo Gandara Donini.

Proximidade - Gogola ressaltou a importância das reuniões institucionais estarem sendo realizadas com as cooperativas, ainda que a distância. “Agradecemos a disponibilidade de vocês em tratar sobre a evolução da Coptrans no último ano, entender a curva de alguns indicadores e ver quais são as perspectivas da cooperativa para este ano. A reunião institucional sempre foi o momento em que mais estávamos próximos das cooperativas. Em março de 2020, quando entramos na pandemia, nós acreditávamos que em pouco tempo todos estaríamos de volta na Ocepar, realizando o nosso trabalho, podendo viajar, e já estamos indo para um ano e quatro meses de trabalho remoto. E, para que a gente não perca essa oportunidade e mantenha esse relacionamento, temos feito o que é possível, ou seja, nos reunindo virtualmente. E até que todos estejam vacinados deveremos manter essa forma de trabalho”, afirmou.

Apresentações - Na oportunidade, ele apresentou os dados consolidados do ano passado referentes ao cooperativismo paranaense e ao ramo transporte no Estado. Já o repasse das informações relativas aos indicadores e comparativos da cooperativa com outras cooperativas paranaenses do mesmo ramo e região ficaram a cargo de Donini. Gogola destacou a participação do ramo transporte nos resultados alcançados pelas 217 cooperativas do Paraná em 2020, que superaram a meta do PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, e, juntas, atingiram R$ 115,7 bilhões de faturamento, um aumento de 32,1% em relação ao valor do exercício anterior. De acordo com ele, mais de 80% desse montante foi gerado pelas cooperativas agropecuárias, que contaram com um cenário bastante favorável para a comercialização da safra de grãos, sendo que boa parte da produção foi movimentada por meio das cooperativas de transporte.    

Coptrans - Com uma frota de 240 veículos, a Coptrans, por exemplo, transportou um total de 753.051 toneladas de cargas em 2020, divididas em grãos (74,83%), contêineres (14,35%) e congelados (10,83%). Fundada em 4 de dezembro de 2002, na cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, a cooperativa atua no transporte de carga seca e frigorificada e possui atualmente 142 cooperados 19 funcionários. Ela encerrou o exercício contabilizando o maior faturamento entre as 35 cooperativas do ramo transporte registradas no Sistema Ocepar, no valor de R$ 76,1 milhões. Um dos objetivos desse ano é investir na melhoria da gestão e da governança para avançar nos resultados e, durante a reunião institucional, os gestores da Coptrans manifestaram o desejo de contar com o apoio do Sistema Ocepar, que se colocou à disposição para auxiliá-los nesse sentido.

 

Conteúdos Relacionados