PRC200: Workshop de Mercado discute Plano de Negócios para o varejo das cooperativas do Paraná
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Neste terceiro encontro, que contou com cerca de 30 representantes de cooperativas paranaenses de forma virtual, durante o Workshop de Mercado, realizado na tarde desta segunda-feira (30/05), foram discutidas estratégias para o Projeto 04 – Mercado: qualidade, sanidade e competitividade do Plano Paraná Cooperativo, PRC200, coordenado pelo Sistema Ocepar. O evento foi aberto pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, que destacou sobre a importância do momento em que vivemos para debater o tema.
Estratégias - O superintendente ressaltou que as discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho, são para enriquecer o PRC200 e assim colocar em prática as ações demandadas pelas cooperativas. “Cada vez mais os acontecimentos externos nos atingem e impactam, por isso precisamos estar muito alinhados em estratégias para poder crescer conforme planejado, sem surpresas. E este grupo tem uma importância fundamental no quesito mercado, tanto interno como externo. Aproveitar as oportunidades surgidas com a conquista do Paraná ter o reconhecimento internacional a uma no de área livre de febre aftosa sem vacinação e peste suína clássica”, frisou Robson Mafioletti.
Planejamento - Segundo Mafioletti, “desde a década de 1960/70 o sistema cooperativista tem como foco de desenvolvimento, sucessivos planejamentos estratégicos para o setor. Planejar está no DNA das nossas cooperativas desde a fundação da Ocepar. Como por exemplo o Projeto Iguaçu de Cooperativismo, Prodecoop e o Sulcoop que deram origem a muitas cooperativas paranaenses. E formatar este novo planejamento é um desafio de todos nós e juntos podemos avançar muito com este projeto 04 do PRC200”, frisou.
Plano de Negócios - Marcos Fava Neves, da consultoria Marketrast Agribusiness acompanhado por Flávio Valério, abordou sobre o acesso aos mercados quando apresentou um plano de negócios para as cooperativas no mercado internacional e nacional. “Após o nosso último encontro, definimos como ferramentas para as cooperativas, quatro pontos principais: inteligência de mercado; pessoas e lideranças; ampliação de mercados e excelência de produtos. Como a gente pode inovar e oferecer as melhores soluções de produtos no mercado. Essas interferências externas que o Robson mencionou é o que mais preocupa qualquer planejamento, porque o cenário muda muito rápido. A ideia aqui é trocarmos informações e experiências nessas quatro áreas para podermos formatar o processo”, disse o consultor.
Grupos - Durante o evento, através de um formulário, os participantes indicaram em quais dos quatro grupos de trabalho pretendem atuar. Segundo Fava Neves o ideal é que cada grupo tenha um mínimo de 6 e no máximo 10 participantes. Todos os participantes deverão indicar em qual grupo tem interesse em participar até o dia 03 de junho. A primeira reunião de trabalho dos quatro projetos sugeridos será nos dias 20 e 21 de junho em horário a ser definido em comum acordo entre as cooperativas integrantes do Projeto 04 do PRC200. Este workshop contou com a coordenação da analista da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Carolina Bianca Teodoro que também coordena os trabalhos do projeto junto as cooperativas.