Frimesa adere ao Pacto Global da ONU
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Frimesa Cooperativa Central, com sede em Medianeira (PR), firmou apoio ao Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Com esse passo, a cooperativa reforça seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável, uma vez, que já é referência em ESG sendo a primeira cooperativa do Brasil a assumir compromissos públicos sustentáveis.
Ao integrar o Pacto Global, a Frimesa continua o alinhamento de sua estratégia aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Além disso, contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desde 2023, a Central vem trabalhando com 11 temáticas abrangendo a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa com 15 compromissos de sustentabilidade em todas as suas operações até 2040.
De acordo com o presidente da Frimesa, Elias José Zydek, a prática sustentável existe em todas as operações industriais de carnes e lácteos. “Com a adesão ao Pacto Global reforçamos e ampliamos nossos esforços através de diretrizes globais que ajudam a transformar o mundo”, comenta.
O Pacto Global foi criado para mobilizar a comunidade empresarial e organizações para a promoção de princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de atuar com impacto mensurável nos ODSs.
Sobre a Frimesa
A Frimesa Cooperativa Central é uma empresa brasileira, fundada em 13 de dezembro de 1977, em Francisco Beltrão, Paraná para industrialização de carne suína e leite. A sede fica em Medianeira, no oeste paranaense. É composta por cinco cooperativas filiadas: Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato.
A Central é a 1ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as maiores empresas do Brasil de recebimento de leite. Atualmente conta com 6 unidades industriais, e atua em todo o mercado nacional e internacional, exportando para cerca de 30 países.
São mais de 12 mil colaboradores. No ranking das maiores empresas do agronegócio Brasil, segundo a Revista Exame, a Frimesa é a 14ª maior cooperativa do país, e se posiciona no ranking geral de empresas com a 265ª colocação. É a primeira cooperativa brasileira a anunciar publicamente compromissos ESG para um futuro mais sustentável. Veja aqui o relatório de sustentabilidade de 2023. (Assessoria de Imprensa Frimesa)