ENCONTROS DE NÚCLEOS: Terceira reunião é realizada em Ubiratã, com 90 lideranças do Norte e Noroeste

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar promoveu, nesta quarta-feira (11/10), em Ubiratã, a terceira de uma série de quatro reuniões da segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2023. O evento teve como anfitriãs a Coagru e a Unitá, sediadas no município, e reuniu 90 lideranças cooperativistas das regiões Norte e Noroeste, de 15 cooperativas, representando seis ramos, que acompanharam a programação, iniciada às 10h, no Centro de Treinamentos da Coagru.

Mesa - Na mesa diretiva estavam presentes o presidente do Sistema Ocepar José Roberto Ricken, o presidente da Coamo e diretor da Ocepar, José Aroldo Galassini; Wellington Ferreira, presidente da Sicredi Dexis e coordenador do Núcleo Noroeste; João Francisco Sanches, vice-presidente da Integrada e coordenador do Núcleo Norte; Karla Tadeu Oliveira, gerente geral da OCB; Marcos Trintinalha, presidente da Cocari e conselheiro administrativo do Sescoop/PR; Áureo Zamprônio, diretor presidente da Coperflora e vice-presidente da Coagru e o diretor presidente da Coagru e vice-presidente da Unitá, Cavalini Carvalho.

Abertura - Na abertura, os coordenadores de núcleos saudaram as cooperativas e seus representantes e reiteraram a importância das reuniões de núcleos para alinhamento das estratégias estaduais. A gerente geral da OCB, Carla Tadeu de Oliveira, também fez uso da palavra, cumprimentado os cooperativistas, em especial as mulheres cooperativistas presentes. Cavalini Carvalho deu as boas-vindas às lideranças cooperativistas, apresentou os indicadores econômicos e sociais das anfitriãs, Coagru e Unitá, e falou sobre a contribuição das duas cooperativas para o desenvolvimento dos municípios onde atuam.

Importância - “O Encontro de Núcleos é importante para o cooperativismo. Nós reunimos as lideranças do Norte e do Noroeste para tratarmos dos nossos destinos futuros e os projetos que virão pela frente. A Coagru se sente muito honrada em receber todos aqui em Ubiratã hoje para tratarmos de assuntos relevantes para o cooperativismo e para o Estado do Paraná”, afirmou Carvalho. Ele também enfatizou o fato desta edição do evento estar tratando sobre o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “É um assunto importantíssimo para que as cooperativas trabalhem alinhadas e, assim, possam buscar mais espaço no mercado e continuar crescendo em busca dos objetivos do quadro social”, frisou o presidente da Coagru.

Participantes - Esta segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2023 já contabiliza a participação de 310 lideranças, de 56 cooperativas dos sete ramos de atuação do setor: agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, transporte, consumo e trabalho, produção de bens e serviços. As reuniões iniciaram na segunda-feira (09/10), em Francisco Beltrão, com representantes do Sudoeste. Na terça-feira (10/10), ocorreu em Toledo, com cooperativistas do Oeste; e, nesta quarta-feira (11/10), em Ubiratã. O último encontro será na segunda-feira (16/10), em Ponta Grossa, com dirigentes do Centro-Sul.

Programação - A programação dos eventos contempla a abertura oficial, apresentação das cooperativas anfitriãs, seguida de palestra com Rodrigo Rodrigues, da Falconi Consultoria, que está falando sobre o cenário e as tendências dos mercados de alimentos, serviços financeiros, saúde e transporte e o papel da liderança para acompanhar essas tendências. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, está apresentando os resultados do Plano Paraná Cooperativo (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, juntamente com o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e o advogado da Fecoopar, Graziel Pedroso. Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, está conduzindo os debates sobre o novo ciclo do PRC. A coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Soares Gonçalves, está tratando sobre a pesquisa de efetividade.

 

Público - Os Encontros têm como público-alvo os dirigentes, executivos e líderes das cooperativas do Paraná.  (Com informações da Assessoria de Imprensa da Coagru)

 

Conteúdos Relacionados