ENCONTROS DE NÚCLEOS: Reunião em Francisco Beltrão soma 70 lideranças cooperativistas do Sudoeste do Estado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de 70 lideranças do Sudoeste do Paraná, de 18 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura e consumo, o Sistema Ocepar abriu, na manhã desta segunda-feira (09/10), em Francisco Beltrão, a segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2023. Trata-se da primeira de uma série de quatro reuniões, que prosseguem nos dias 10, 11 e 16 de outubro. A gerente geral do Sistema OCB, Karla Tadeu Duarte de Oliveira, está prestigiando os eventos. Esta etapa está sendo realizada com o objetivo principal de tratar sobre o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, cujo atual ciclo teve início em 2020 e deve ser encerrado neste ano.
Alinhamento - “É um momento de muita importância para o sistema cooperativo do Sudoeste do Paraná a realização de mais uma reunião na região, tratando dos principais itens que vem ao encontro com os nossos negócios, visando sempre o nosso planejamento para os anos seguintes, mas, acima de tudo, promover o alinhamento da ações que irão ser implementadas durante este período, com objetivo claro de ser um instrumento de desenvolvimento onde as cooperativas têm suas bases de trabalho”, afirmou o coordenador do Núcleo Sudoeste, diretor da Ocepar e presidente da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP, Clemente Renosto.
Direcionamento - Adriano Michelon, diretor-superintendente da Cresol Baser, cooperativa anfitriã do Encontro em Francisco Beltrão, e vice-presidente da Cresol Confederação, também destacou a importância de debater o planejamento estratégico do setor. “É fundamental. Eu sempre falo que, se nós sabemos aonde queremos chegar, independente do veículo que iremos utilizar, pode ser um barquinho ou uma lancha, a gente chega lá. Agora, se não sabemos, fica difícil conduzir nossas atividades. Então, acredito que esse trabalho feito pelo Sistema Ocepar dá um horizonte, um norte de médio e longo prazos para o cooperativismo e mostra os nossos objetivos em termos de números, atuação e estratégia. Isso reduz, inclusive, as pequenas diferenças existentes entre as cooperativas porque percebemos que todos juntos iremos chegar num crescimento bem estruturado, como ocorreu nos últimos anos, com taxas entre 20% e 25%, o que é bem significativo”, ressaltou.
Programação - O Encontro iniciou às 10h e tem encerramento previsto para às 13h. A programação contempla a abertura oficial, apresentação das cooperativas anfitriãs, seguida de palestra com Rodrigo Rodrigues, da Falconi Consultoria, que está falando sobre o cenário e as tendências dos mercados de alimentos, serviços financeiros, saúde e transporte e o papel da liderança para acompanhar essas tendências. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, está apresentando os resultados do PRC200, juntamente com o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e o advogado da Fecoopar, Graziel Pedroso. Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, está conduzindo os debates sobre o novo ciclo do PRC. A coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Soares Gonçalves, está tratando sobre a pesquisa de efetividade.
Local e anfitriãs - A rodada continua nesta terça-feira (10/10), quando os representantes do Oeste se reúnem em Toledo, tendo o Sicoob Meridional, Sicredi Progresso e a Uniprime Pioneira como cooperativas anfitriãs. Já as lideranças do Norte e Noroeste vão se reunir em Ubiratã e serão recebidos pela Coagru e Unitá, na quarta-feira (11/10). Esta etapa encerra no dia 16 de outubro, com a presença dos líderes do Centro-Sul, em Ponta Grossa, com a Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba e a Coopagrícola como anfitriãs.
Público - Os Encontros têm como público-alvo os dirigentes, executivos e líderes das cooperativas do Paraná.
Áudios - Clique nos links abaixo e confira os áudios produzidos pelo jornalista Alexandre Salvador sobre o Encontro de Núcleo desta segunda-feira para a rádio Paraná Cooperativo.
Entrevista com Clemente Renosto
Entrevista com Adriano Michelon