Debate sobre práticas de ESG reúne mais de 100 participantes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com mais de 100 participantes, o Sistema Ocepar promoveu, na tarde de quinta-feira passada (14/11), em formato on-line, o Fórum ESG+Coop. As atividades foram conduzidas pela Gerência de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR. O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fez a abertura. “Claro que, desde que começamos com o Programa ESG+Coop, tivemos uma série de mudanças de cenários. Muita coisa mudou em relação ao que falávamos em 2021. Mas um fato é certo. Utilizar o ESG como uma ferramenta para mensurarmos o nível de sustentabilidade da organização é uma questão importante até para o próprio cooperativismo poder se posicionar no mercado”, enfatizou.
Compartilhamento de experiências
O evento proporcionou ainda o compartilhamento de experiências em ESG. O gerente da Assessoria de Administração de Recursos Humanos da C.Vale, Joberson Fernando de Lima Silva, falou sobre como foi a implantação da área de ESG na cooperativa, ocorrida em outubro de 2022. Em março de 2023, os profissionais da C.Vale iniciaram a etapa de formação do Programa ESG+Coop e, em dezembro de 2023, começaram a elaborar a Matriz de Risco em ESG.
Sediada em Palotina, no Oeste do Paraná e com mais de 27 mil cooperados e mais de 14 mil funcionários, a C.Vale possui 189 unidades de negócios no Paraná, Santa Catarina Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Paraguai. A cooperativa trabalha com soja, milho, tribo, leite, frango, peixes, suínos, mandioca e rações. Além disso, possui uma rede formada por oito supermercado e dois hipermercados. No varejo, está presente com mais de 240 tipos de cortes de frango e tilápia.
“O ESG está presente na cooperativa desde a sua fundação, pois nós fomos criados baseados nos princípios cooperativistas e o ESG está inserido neste contexto. O nosso propósito é despertar nas pessoas o mundo mais próspero”, destacou Joberson em sua explanação.
Na sequência, a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Norte Sul, Dayse Cristhiane Toledo de Abreu Gusmão, discorreu sobre a implementação do Programa ESG+Coop na cooperativa. A Sicredi Norte Sul aderiu ao Programa em dezembro de 2022. Ela contou ainda que, desde 2019, a cooperativa mantém um Comitê de Sustentabilidade, que coordena as várias ações e programas vinculados às práticas de ESG.
Formada por mais de 65 mil cooperados e com mais de 600 colaboradores, a cooperativa de crédito tem sede em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro paranaense. A Sicredi Norte Sul possui 30 agências físicas em municípios do Norte do Paraná, Sul de São Paulo e Litoral do Rio de Janeiro.
“É um tema que eu, particularmente, amo de paixão e acredito muito, especialmente quando aplicado ao cooperativismo. Acredito que, a partir do momento que as pessoas entendem o nosso modelo de negócio, haverá uma mudança de chave. Eu costumo dizer que a próxima revolução humana vai ser quando as pessoas se depararem com o fato de que cooperar é melhor que competir. Esse vai ser o grande salto da humanidade”, afirmou.
Palestra
O Fórum encerrou com a palestra "Comunicação ESG: o que gera confiança e reputação?", com Simone Faustini, fundadora da Nexus Consultoria em Sustentabilidade. Ela atua como consultora, facilitadora, mentora e professora. Há mais de 20 anos assessora empresas diferentes portes e setores de atividade na sua trajetória frentes as dimensões da sustentabilidade corporativa em áreas-chave. “Nós temos que tomar muito cuidado com a forma e o conteúdo que comunicamos porque investidores, clientes e consumidores estão muito mais atentos a um possível ESG washing [Forma de mascarar ou exagerar as verdadeiras práticas e políticas ESG adotadas na empresa]. Embora a forma como nos comunicamos seja importante, o que comunicamos é tão ou mais importante”, declarou Simone.
Sobre o Programa ESG+Coop
Saiba mais sobre o ESG+Coop acessando a landig page do Programa.