Encontro Estadual deve reunir dois mil cooperativistas em Carambeí, no dia 28 de novembro
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
O Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais, vai receber, no dia 28 de novembro, o tradicional Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses promovido pelo Sistema Ocepar. São esperados dois mil participantes. O governador Ratinho Junior, parlamentares, e representantes de entidades parceiras também foram convidados a prestigiar o evento.
O Encontro Estadual é realizado anualmente para celebrar as conquistas do setor. Na oportunidade, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentará um balanço das atividades de 2025 e as expectativas para 2026. Em 2024, as 227 cooperativas registradas na organização alcançaram receita global de R$ 205,6 bilhões, agregando mais de quatro milhões de cooperados e gerando 146 mil empregos diretos. Já o valor exportado pelo setor chegou a US$ 7,9 bilhões.
A edição deste ano também marca o fim das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, instituído em 2025 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e terá como anfitriã a Frísia Cooperativa Agroindustrial, que, em agosto, completou 100 anos de fundação.
As atividades iniciam às 8h, com a recepção das delegações de cooperativistas vindas de todas as regiões do Paraná. Às 8h45, ocorre o Painel de Autoridades. Depois, o professor, palestrante e pesquisador em Liderança, RH e Significado do Trabalho, Alexandre Pellaes, ministra palestra com o tema “Propósito e pertencimento”.
Homenagens e apresentação cultural
A programação contempla ainda homenagens e apresentações do Coral Frísia, Coral de Fazendeiros do Centro Cultural Castrolanda e Coral do Sistema Ocepar. Além disso, haverá um show musical com Simão Wolf, que é maestro, professor do método Suzuki, compositor, arranjador e violinista há mais de 20 anos.
