CRÉDITO: Plano de desenvolvimento de funcionários da Credicoamo capacita equipes para gestão de cooperativas
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O ano de 2023 foi marcado por desafios e oportunidades para a Credicoamo, que pavimentou um caminho de excelência na capacitação profissional de seus funcionários. Para isso, a cooperativa implementou um abrangente plano de treinamento e desenvolvimento da equipe. Com ações focadas no desenvolvimento de lideranças, atendimento, gestão, segurança e outros temas inerentes às atividades da cooperativa, a Credicoamo reforça seu compromisso com o desenvolvimento profissional constante.
Inovação - “Essas iniciativas foram concebidas com o objetivo de fortalecer a cooperativa e seus funcionários, refletindo o compromisso da Credicoamo com a inovação, transparência e capacitação profissional com foco no associado”, destaca Alcir José Goldoni, presidente executivo da Credicoamo. “Ao investir no desenvolvimento profissional de nossos funcionários, preparamos nossas equipes para atendimento integral das necessidades dos associados, explorando as oportunidades que se apresentam, impactando diretamente na geração de valor e qualidade dos serviços ofertados ao associado”, complementa.
In company- As ações de aprendizagem que fazem parte do Plano de Desenvolvimento dos funcionários da cooperativa contemplam treinamentos in company, quando são contratados professores especialistas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Paraná, bem como treinamentos internos, ministrados por profissionais especialistas da própria cooperativa, que assumem o papel de instrutores internos, compartilhando conhecimentos e fortalecendo nossa cultura organizacional.
Presenciais e virtuais- Os treinamentos internos abordam temas da rotina de trabalho da Cooperativa de Crédito, proporcionando o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos funcionários visando atender às demandas em constante evolução. Os treinamentos são ofertados nas modalidades presenciais, virtuais síncronos (ao vivo) e virtuais assíncronos (gravados). Os conteúdos assíncronos são disponibilizados através de uma plataforma digital que possibilita inúmeras oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem aos nossos funcionários, tanto em temas relacionados às competências técnicas, quanto às competências comportamentais, estimulando assim o autodesenvolvimento e protagonismo. O plano de desenvolvimento também contempla participação de funcionários em eventos externos no âmbito nacional, relacionados ao contexto do cooperativismo de crédito. A seguir, destacamos algumas das ações do plano de desenvolvimento da Credicoamo no ano de 2023.
Ações in company– Em parceria com o Sescoop, no mês de março foi iniciado o calendário de treinamentos com o tema Metodologia Ágil, ministrado por Emmanuel Alencar. Em uma jornada de oito horas de aprendizagem, os participantes puderam explorar conceitos fundamentais, estruturas de projetos ágeis e práticas utilizando SCRUM. Esta iniciativa preparou a equipe para enfrentar desafios de forma ágil, promovendo eficiência e adaptação contínua.
Vendas - Entre os meses de julho e agosto, foi a vez de aprimorar as habilidades em vendas de seguros da Via Sollus. Funcionários das agências participaram do treinamento in company ministrado por Jean Matos, que abordou temas como evolução do mundo comercial, gatilhos mentais, técnicas avançadas de negociação e comunicação assertiva.
Crédito Rural– O tema crédito rural foi abordado em treinamento presencial para mais de 160 gestores e funcionários da Administração Central da Credicoamo. Sob a orientação do experiente instrutor Ademiro Vian, o programa abrangeu normas gerais de crédito rural, recursos controlados e livres direcionados, demonstrando o compromisso da cooperativa em oferecer atendimento qualificado e especializado aos associados.
Risco - No mês de outubro, funcionários participaram do treinamento de Grafoscopia e Documentoscopia, ministrado pela instrutora Maura Rebello. Focado em preparar os agentes de atendimento para situações de risco, o treinamento fortaleceu as defesas da cooperativa contra fraudes nas instituições financeiras.
Segurança da Informação/Cibersegurança-foi tema de palestras ofertadas a todos os funcionários da Credicoamo. Conduzidas pelo Professor Dr. Vilmar Abreu Junior da PUC/PR, foram ofertadas 4 sessões realizadas em formato EAD síncrono. A gamificação através do aplicativo Kahoot tornou o aprendizado interativo, permitindo que os participantes testassem seus conhecimentos sobre segurança da informação.
Mulheres - O Programa Liderar formou no mês de dezembro a primeira turma. Voltado para mulheres em cargos de gestão – gerentes de agência, coordenadoras e supervisoras – teve como foco fortalecer a liderança feminina, para que se tornem líderes de sucesso, alavancando o protagonismo na cooperativa e em seu projeto de vida, inspirando outras mulheres a também traçarem a jornada pela liderança. Ao longo da jornada de aprendizagem, dentre vários temas as líderes aprenderam sobre autoliderança, liderança de equipes, feedback, liderança situacional, comunicação, imagem profissional, desafios das mulheres em posição de gestão. Sessões de mentorias individuais, conduzidas por uma especialista coroou o programa que muito contribuiu com o aperfeiçoamento e desenvolvimento das líderes da Credicoamo.
Liderança - Gestores da Credicoamo passaram por formação em Liderança Situacional, baseado no renomado modelo desenvolvido por Dr. Paul Hersey. Ministrado pelo consultor Ramiro Novak Filho, o programa proporciona habilidades essenciais para liderar em diferentes contextos.
Compliance – O Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, fruto da parceria entre o e a Escola de Negócios da PUC/PR, visa a implementação de práticas de compliance e a consolidação do modelo de gestão e governança da cooperativa, como uma organização ainda mais comprometida com a transparência e ética, os valores cooperativistas, o desenvolvimento social e econômico, com a agregação de valor para os associados.
Código de conduta- Iniciado em outubro de 2022, o programa conta com a participação de diversos funcionários que, ao longo dos oito módulos mantém contato com temas cruciais como avaliação de risco, controles internos, gestão de terceiros, código de conduta, relacionamento com os cooperados, dentre outros. O programa será concluído em 2024 com a entrega de um manual de boas práticas produzido pelos participantes do curso.
Talentos – O programa de Desenvolvimento de Talentos Credicoamo integra treinamentos internos e in company, é centrado em quatro pilares: pessoas, processos, negócios e cultura. Em uma jornada de mais de 70 horas de formação, tem por objetivo preparar funcionários de agências para cargos de liderança. Com foco em competências técnicas e comportamentais, os participantes recebem formação para impulsionar suas carreiras dentro da cooperativa.
Mentoria- Novos gerentes de agência e gestores de negócios que tenham assumido as posições por promoção ou contratação externa, participam do Programa de Mentoria. Em uma jornada estruturada, que dura em torno de um ano, os mentorados recebem aconselhamento e orientação de profissionais experientes da cooperativa, que atuam como mentores. O objetivo do Programa de Mentoria é acelerar o processo de aprendizagem e engajamento dos mentorados, por meio da orientação e aconselhamento de profissionais mais experientes, contribuindo para a disseminação do conhecimento e cultura da cooperativa.
Inovação - O sucesso alcançado em 2023 reflete não apenas o crescimento da Credicoamo, como também a reafirmação do compromisso na dedicação contínua à inovação, excelência e no desenvolvimento das pessoas, conforme preconizado no planejamento estratégico da cooperativa. (Assessoria de Imprensa Credicoamo)