Castrolanda conquista selo GPTW 2025 e entra para o ranking das melhores empresas para trabalhar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial conquistou recentemente a certificação Great Place to Work (GPTW) 2025, sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Concedido com base na percepção dos colaboradores, o selo reforça o compromisso da cooperativa em oferecer um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e alinhado a um dos pilares do seu Planejamento Estratégico – o Horizonte 2030 –, que é a valorização das pessoas.
Com 2.124 colaboradores atuando nos estados do Paraná, São Paulo e Tocantins, a Castrolanda se destaca por sua atuação nas cadeias produtivas do leite, soja, cevada, milho, trigo, batata, suinocultura e ovinocultura — e agora também por ser referência em gestão de pessoas.
“Mais do que o certificado em si, o que realmente importa é que as pessoas se sintam confortáveis para trabalhar, discutir ideias e se desafiar. Estamos em um momento de transformação, e isso só acontece se houver um ambiente saudável para o diálogo e o trabalho em equipe. A gestão articula, mas quem faz acontecer são as pessoas na ponta”, afirma Seung Lee, diretor executivo da Castrolanda.
O reconhecimento chega a partir da avaliação espontânea dos colaboradores, que apontam níveis elevados de confiança na liderança, oportunidades de crescimento, respeito e orgulho de pertencer. Para a cooperativa, esse resultado reafirma que sua cultura organizacional está alinhada com os objetivos estratégicos de atrair, reter e desenvolver talentos.
“Essa certificação confirma um dos valores da Castrolanda: a valorização das pessoas. Saber que nossos colaboradores se sentem respeitados, têm oportunidades e gostam do ambiente de trabalho é muito significativo. Isso fortalece o engajamento e reflete diretamente em produtividade e retenção de talentos”, destaca Pedro Dekkers, gerente de Gente e Gestão.
Ainda segundo Pedro, o mercado de trabalho hoje é altamente competitivo, especialmente na busca por talentos. “A Castrolanda quer contar com os melhores profissionais do mercado, e sabemos que essas pessoas escolhem onde querem trabalhar. Por isso, sermos reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar aumenta ainda mais nossa atratividade como empregadora”, complementa.
Na Castrolanda, ser uma ‘Great Place to Work’ é mais do que um reconhecimento: é um reflexo da cultura construída com pessoas, para pessoas.
Respeito e propósito
Para a Castrolanda, ser um excelente lugar para se trabalhar vai muito além de benefícios e infraestrutura. É sobre construir relações genuínas, com base na confiança, no respeito e em um propósito compartilhado. Segundo Sthefani Mayer, HR Business Partner da cooperativa, esse ambiente é cultivado diariamente por meio de ações concretas que reforçam a cultura organizacional e o senso de pertencimento dos colaboradores.
Desde o primeiro dia, a integração dos novos profissionais inclui uma visita ao Museu Histórico da Colônia, conectando cada pessoa à trajetória e aos valores que sustentam o cooperativismo. “Além disso, programas contínuos de desenvolvimento, como o Programa de Desenvolvimento de Líderes, fortalecem uma gestão mais próxima, humana e preparada para os desafios do cotidiano. Ciclos estruturados de feedback, rodas de conversa e encontros com a diretoria também garantem espaço para o diálogo, a escuta ativa e a evolução contínua das equipes.
Crescimento interno
Como parte do compromisso com a valorização das pessoas, a Castrolanda estabeleceu metas claras para estimular o crescimento interno de seus talentos. A meta atual é preencher 65% das vagas de liderança com profissionais que já fazem parte da casa — e os resultados mostram que esse objetivo vem sendo superado. Entre janeiro e junho de 2025, 13 posições de liderança foram abertas, sendo que 10 delas foram ocupadas por colaboradores internos, o que representa um índice de 77%.
Os números reforçam que quem entra na Castrolanda encontra mais do que um emprego: encontra um ambiente que acredita nas pessoas, investe em seu desenvolvimento e cria condições reais para que cada um possa crescer junto com a cooperativa. (Assessoria de Imprensa Castrolanda)