AGRO: Conselho Consultivo inicia gestão 2024-2028 com agenda de compromissos institucionais e educativos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os associados eleitos para a gestão 2024-2028 do Conselho Consultivo da Lar Cooperativa participaram, no dia 3 de julho, da primeira reunião oficial, marcando o início dos trabalhos com o novo grupo de líderes. O encontro foi realizado na Associação Recreativa Lar, em Medianeira (PR).

Governança

“A Lar precisa ter governança e o Conselho Consultivo assume o papel importante de formar líderes a partir da nossa base de associados, em outras palavras, desenvolver talentos, oportunizar crescimento pessoal e profissional, tudo isso atrelado ao avanço da Cooperativa que exige capacitação de todos”, ressaltou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.

Na oportunidade, o associado Lauro Soethe, de Santa Helena (PR), foi eleito para a Coordenação-Geral do Conselho Consultivo e o associado Jozimar Begnini, de Serranópolis do Iguaçu (PR), para o cargo de secretário. Ambos os nomes foram aprovados por unanimidade durante a reunião e vão desempenhar a função até 2028, quando encerra o mandato do grupo com a realização de novas eleições.

“O Conselho Consultivo é um grupo fantástico, sou testemunha, eu mesmo ajudei a formatar a proposta quando estava da Diretoria Executiva da Lar, então sei da relevância que o grupo tem, sua força em representar os associados. É mais uma ferramenta que veio para o bem da Cooperativa, que nos possibilita a capacitação, uma obrigação de todos para superar os desafios”, afirmou Lauro Soethe.

O secretário eleito, Jozimar Begnini, destacou o envolvimento do associado na relação com a Cooperativa. “O associado é o futuro da Cooperativa, então ele tem que participar de forma ativa, questionar quando for necessário, mas também contribuir com sugestões. Isso é cooperar. A Lar precisa de pessoas comprometidas e o Conselho Consultivo é mais um espaço que oportuniza essa missão.”

Composição

Em atividade desde 2021, o Conselho Consultivo é formado por 84 líderes, todos eleitos em suas respectivas unidades, de acordo com a atividade que desempenham e desde que cumpram os requisitos presentes no Estatuto Social da Lar Cooperativa.

A Assessoria de Ação Educativa será responsável por acompanhar e prestar suporte aos trabalhos do Conselho Consultivo. Na primeira reunião foi feita a apresentação da Resolução para informar aos líderes quais são as atribuições, funcionamento e áreas de atuação do grupo. O diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues também apresentou aos associados o papel do Conselho Consultivo e do líder, destacando sua importância para o futuro de uma organização.

Palestra

A programação ainda incluiu uma palestra sobre segurança na propriedade rural, com a investigadora e policial civil Rosana Botelho. O objetivo foi capacitar, informar e unir esforços para promover um ambiente rural mais seguro e protegido. Em sua fala, Rosana Botelho, destacou os desafios da violência e criminalidade enfrentados por famílias rurais, explorou medidas preventivas e incentivou a colaboração e a solidariedade entre os membros da comunidade, através de iniciativas, como por exemplo, Programa Patrulha Rural da Polícia Militar e grupos de apoio mútuo envolvendo a comunidade.

A data para o primeiro compromisso da nova gestão do Conselho Consultivo foi escolhida estrategicamente para permitir ao grupo a participação no Lar Week Cooperativismo, onde foi possível conhecer em detalhes um panorama da Cooperativa e seu impacto na comunidade. (Assessoria de Imprensa Lar)

Conteúdos Relacionados