AGRO: Cocamar lança o Programa ESG+Coop

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reunindo integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal, dirigentes, superintendências, executivos e técnicos de áreas, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial promoveu, na tarde dessa terça-feira (25/04) em evento na Associação Cocamar em Maringá, o lançamento do programa ESG+Coop.

Planejamento - Proposto pelo Sistema Ocepar, o ESG+Coop faz parte do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do desenvolvimento do cooperativismo paranaense.

Relatório - Em seu pronunciamento, o presidente executivo Divanir Higino destacou que a expectativa da Cocamar é que “diante de um cenário de maior exigência do mercado, possamos construir um relatório de atividades consistente, que demonstre as ações concretas de ESG”.

Desafio - Para Higino, trabalhar nas três dimensões que formam a sigla ESG é um desafio, dada à complexidade dos temas. “Já temos muitas ações, agora nosso desafio é conectar tudo o que fazemos, descomplicar o processo e organizar os indicadores, para que tenhamos padrões comparativos, com acesso a certificações que atestam que estamos atuando conforme os preceitos exigidos pelo mercado”.

Construção - A gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cocamar, Natália Cavalini Paganini, lembra que a cooperativa participou da construção do programa e, após a elaboração de um modelo de diagnóstico inicial, o mesmo foi lançado em outubro de 2022 e já conta com mais de 40 cooperativas aderentes.

Demanda - De acordo com a Ocepar, a sistematização e organização das ações de ESG das cooperativas foi uma demanda identificada nas entrevistas com lideranças, dirigentes e gestores do setor, durante a construção do PRC200. O objetivo é criar um programa de monitoramento, avaliação e certificação das cooperativas paranaenses, com o foco no atendimento a requisitos ambientais, sociais e de governança e desempenho.

Fortalecimento - O programa ESG+Coop tem como resultados esperados o fortalecimento da imagem das cooperativas, com a sistematização e divulgação do que o setor faz para a melhoria das questões ambientais e os impactos sociais positivos da cadeia produtiva do cooperativismo. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

 

Conteúdos Relacionados