AGRO: Capal sobe no ranking das maiores empresas do Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Capal Cooperativa Agroindustrial é uma das 40 maiores organizações do agronegócio e figura na posição 269ª entre as empresas brasileiras. Os dados são do ranking Valor 1000, anuário publicado nesta semana pelo jornal Valor Econômico. A Capal avançou 16 posições em relação ao ano anterior.
Receita líquida- Entre as cooperativas agroindustriais do Paraná, a Capal ocupa a 13ª colocação. O anuário analisa os dados das maiores companhias do país, com base na receita líquida, levando em conta 27 setores de atividades econômicas. O ranking Valor 1000 é elaborado pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), em parceria com a Serasa Experian.
Faturamento - Com faturamento de R$ 4,3 bilhões em 2022, a Capal tem atuação consolidada no Paraná e São Paulo, contando atualmente com 3.617 produtores associados. O crescimento expressivo do período avaliado reflete também no resultado obtido pela cooperativa, que chegou a R$ 231 milhões.
Recordes - “A Capal bateu recordes no ano passado e, em relação às cooperativas brasileiras, teve um crescimento exponencial. O resultado bruto foi principalmente impulsionado pela correção dos preços dos insumos e das commodities, e subimos aproximadamente 32% no faturamento”, explica o presidente executivo, Adilson Roberto Fuga.
ESG - “É preciso também destacar o empenho dos profissionais da cooperativa, que, por si só, está alinhada com a prática ESG. Nesse sentido, destaco o comprometimento com o meio ambiente, suporte aos projetos sociais em benefício das entidades, e na questão de governança, temos muito claro as divisões dos órgãos de administração, conselho, diretoria e todo o corpo de gestão da cooperativa. Todos esses valores validam o ESG como parte do DNA da Capal”, complementa.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial -Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Assessoria de imprensa Capal)