UNIODONTO CURITIBA I: Cooperados acompanham palestra sobre lesões traumáticas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Ciclo de Palestras 2012 da Uniodonto Curitiba terminou na noite de segunda-feira (03/12), ocasião em que Luciano Loureiro Melo ministrou palestra com o tema “Protocolo para o atendimento de pacientes portadores de traumatismo alvéolo dentários”.  Melo é titular em endodontia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor de endodontia na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), e doutor na mesma área da odontologia.

Positivo - O presidente da Uniodonto Curitiba, Luiz Humberto de Souza Daniel, fez a abertura do evento e destacou a finalização do Ciclo 2012 como um período extremamente positivo. “Começamos tímidos, com palestras trimestrais, depois bimestrais e, a pedido dos próprios cooperados, agora ela são mensais”, diz, observando que a atividade pode ser considerada um grande sucesso. “Temos registrado um público muito bom, o que mostra que estamos proporcionando qualificação técnica para os nossos cooperados, sempre com o objetivo de buscar a satisfação dos nossos clientes”.

Palestras mensais - De acordo com o diretor clínico da cooperativa, Eduardo Carrilho, em 2013 o Ciclo deverá continuar com palestras mensais. “O Ciclo se tornou uma ação muito positiva, que foi bem aceita pelos cooperados”, diz ele, destacando que no próximo ano as palestras terão início no mês de fevereiro.

Traumatismo - Em relação ao tema da noite, o palestrante Luciano Melo citou vários exemplos de diagnósticos e procedimentos a serem aplicados em pacientes com lesões traumáticas. Segundo ele as principais causas ocorrem devido à prática de esportes, acidentes de trânsito e violência, inclusive doméstica.

Mais complicadas - O palestrante destacou que as lesões mais complicadas para o tratamento são a avulsão e a luxação intrusiva, sendo responsáveis respectivamente por 14% e 11% das lesões mais frequentes, de acordo com estudo da Universidade de São Paulo (USP).

Dicas - Ao apresentar vários casos clínicos, Luciano deu inúmeras dicas de como agir – e até mesmo de como não agir – em determinados casos, principalmente para os profissionais que atuam em plantões.

Proveitoso - Para o ortodontista e endodontista Segismundo Oliva, o Ciclo durante este ano foi bem proveitoso. “Estou bastante satisfeito, pois os palestrantes têm mostrado tudo que sabem, sem esconder o jogo”, diz, brincando. Para Thiago Guerra, que é implantodontista, é muito bom ver professores experientes mostrando o que sabem. “Com certeza há algo que sempre agrega para nossos conhecimentos, principalmente em razão dos palestrantes terem muita experiência”, diz.

Sorteio - Ao final da palestra houve o sorteio de um brinde, ofertado pela Dental Uni. A ganhadora foi a cooperada Lara Cubis. (Imprensa Uniodonto Curitiba)

Conteúdos Relacionados