UNIMED PONTA GROSSA I: HGU realiza ações para comemorar Dia Mundial de Segurança do Paciente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed ponta grossa I 27 09 2021Na última semana, o Hospital geral Unimed (HGU), da Unimed Ponta Grossa, promoveu ações internas para lembrar o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro.

Premissa - A segurança do paciente é uma das principais premissas assistenciais da instituição e, com o objetivo de reforçar conhecimento, diretrizes e protocolos junto aos colaboradores, foram promovidas dinâmicas e atividades voltadas especialmente à sepse.

Infecção generalizada - Antigamente conhecida como septicemia ou infecção generalizada, a sepse é uma infecção generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão e pode levar à falência dele, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.

Mural itinerante - Intitulada de “Pense, pode ser sepse!”, a movimentação promovida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) consistia em um mural itinerante em que as equipes respondiam a um quiz e recebiam informações técnicas e orientações.

Oportunidade - “A ação é uma oportunidade para conscientizar, orientar e treinar o corpo clínico e a equipe assistencial da importância de realizar a detecção precoce e ter um desfecho clínico favorável”, explica Raissa Iurkiv, enfermeira da CCIH.

Identificação precoce - A identificação precoce da sepse permite um tratamento mais adequado, pois o uso de antimicrobianos específicos na primeira hora, logo após o diagnóstico, são medidas de manejo da infecção que possibilitam a sobrevivência do paciente.

Capacitação - Para a técnica de enfermagem Ana Maria Esteves, a promoção desse tipo de atividade contribui para a constante capacitação das equipes e compartilhamento das informações de forma leve. “Foi um jogo super divertido de perguntas e respostas, que contagiou a equipe de forma dinâmica e criativa e nos fez pensar rapidamente e indicar os sinais precoces de sepse. Pudemos participar sem que comprometesse o atendimento ao paciente. Eu adorei”.

Melhoria dos processos - De acordo com Idiamara Rech Castilho, coordenadora da área de Provimento em Saúde, as constantes ações educativas contribuem para melhoria dos processos. “A equipe de profissionais do HGU está sempre alerta e acompanha de perto todos os pacientes, mas existem alguns perfis que demandam mais atenção. Por isso, estamos sempre movendo ações educativas e orientando os profissionais com o nosso jeito de cuidar, focando nas melhorias nos processos e oferecendo um serviço seguro para os nossos pacientes”. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)

 

Conteúdos Relacionados