UNIMED PONTA GROSSA: Cooperativa nomeia novos agentes de comunicação interna

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed ponta grossa 15 09 2022A terça-feira (13/09) começou com um café da manhã especial na Unimed Ponta Grossa, para abrir o evento de nomeação dos novos agentes de comunicação interna, que irão compor o segundo ciclo do Programa Uninfluencers.

Presenças - No auditório da cooperativa, estiveram presentes, os gerentes, diretoria e os agentes do primeiro e segundo ciclos.

Relevância - No momento das boas-vindas aos convidados, Michele Cação Ribeiro, diretora de Mercado e Desenvolvimento, reforçou a relevância estratégica da comunicação interna e dos agentes nesses processos.

Comunicação - “A diretoria vê uma importância muito grande nesse projeto. Quando se discute planejamento estratégico, é preciso também trabalhar a comunicação. É importantíssimo que a gente desenvolva melhor a nossa comunicação entre todos os públicos e, para o colaborador, participar dos Uninfluencers é ter um pouquinho a mais, é ter a informação quentinha, poder replicar no setor onde atua e as pessoas começam a reconhecer quem é o portador da informação correta”.

Continuidade - De acordo com Sandri Anderson, gerente de Marketing e Comunicação, o engajamento, os desafios e os aprendizados do primeiro ciclo subsidiaram a continuidade do Programa. “Enfrentamos a pandemia, e todos os desafios de comunicação que vieram com ela, com o apoio dos agentes. A partir do piloto, o Programa deu certo, cresceu e, agora, entramos no segundo ciclo. A gente conta com a colaboração de todos os envolvidos para fazer com que nossos assuntos institucionais sejam conectados aos nossos agentes. Dessa forma, no que se refere à comunicação, eles podem contribuir para que a cooperativa continue crescendo e se desenvolvendo”.

Piloto - Na sequência da programação, 20 dos 22 colaboradores que participaram do piloto do Programa, iniciado em fevereiro de 2021, foram certificados e receberam um agradecimento especial.

Ganhos - Para Andressa Dias, do Núcleo Regulamentar, ter sido Uninfluencer trouxe ganhos além das habilidades de comunicação. “Aprendi muito, conheci novas pessoas, novas histórias. Acredito que a cooperativa como um todo só tem a ganhar com o engajamento dos colaboradores e credibilidade nas informações transmitidas pelos agentes. Me sinto privilegiada em ter participado e contribuído para essa história. Desejo aos novos Uninfluencers muito sucesso e que cada um contribua para a continuidade desse projeto de que já estou com saudades”.

Atuação - Devido à diversidade e complexidade das rotinas, a atuação dos agentes, especialmente nos recursos próprios, é fundamental nos fluxos de troca de informação. Segundo a enfermeira Jéssica Nadine Dias, a autonomia como Uninfluencer contribuiu para construção da credibilidade. “Por ser a primeira pessoa a divulgar as notícias, foi interessante pelo fato de os colegas me conhecerem como agente de comunicação e sempre me perguntar se tal informação era ou não verdadeira. Foi uma experiência bem interessante para aflorar em nós mesmos a liberdade de interagir mais e mais com equipes diferentes, sem insegurança”.

Dinâmica - O evento contou com uma dinâmica voltada aos ruídos de comunicação, para contextualizar, de forma lúdica, questões de ruído de comunicação e comunicação assertiva. As orientações sobre a atuação dos agentes e um resumo das principais novidades para o segundo ciclo também foram abordados.

Novo ciclo - No novo ciclo, o Programa irá contar com 35 Uninfluencers de todas as unidades de negócio. A nomeação foi feita com a “passagem de bastão” dos agentes do primeiro, que entregaram um kit especial de boas-vindas aos novos influenciadores.

Assertividade - O perfil comunicativo e a facilidade de interação com os colegas de área motivaram a assistente de sistemas, Rhaiana Mendes, a se inscrever no Programa. “Atualmente, já auxilio diretamente na comunicação dentro do meu setor, que é composto por várias equipes. Então, a vontade de participar e trazer ainda mais assertivamente as comunicações foi automática. Acredito que é uma oportunidade de nos desenvolvermos pessoal e profissionalmente. Minha expectativa é aprender muito e manter meu time informado e engajado nos assuntos da cooperativa, bem como poder ajudar no esclarecimento das dúvidas que possam surgir, sendo um ponto de apoio para equipe que eu integro”.

Oportunidade de desenvolvimento - A oportunidade de desenvolvimento também foi uma das motivações da Aline Saturnino, da área de Gestão de Pessoas. “Vejo também uma forma de agregar ao setor em que faço parte trazendo as novidades da cooperativa em tempo real. Espero que esse ciclo do programa seja tão engajado e motivado quanto o ciclo anterior. Que possamos, como um time de influenciadores, agregar a toda cooperativa como um elo entre o colaborador e a comunicação institucional”.

Sobre o Programa Uninfluencers - Foi implantado no início de 2021, com o objetivo de mitigar os ruídos de comunicação a partir da construção de uma comunicação interna colaborativa. Os agentes de comunicação são o apoio da comunicação institucional e das lideranças na disseminação de informações, ações, processos e projetos da cooperativa.

Número - Cada área conta com um ou mais agentes de comunicação, dependendo do número e da distribuição dos colaboradores nas unidades de negócio. Em 2022, foram abertas as inscrições e as áreas puderam votar, respectivamente, nos colaboradores candidatos a representá-las. O segundo ciclo irá contar com 35 agentes de comunicação e terá a duração de 18 meses (setembro/2022 a março/2024). (Imprensa Unimed Ponta Grossa)

 

Conteúdos Relacionados