Unimed Paraná marca presença em congresso nacional com dois estudos sobre atenção domiciliar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed parana II 01 12 2025As colaboradoras do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Gestão de Atenção à Saúde da Unimed Paraná, Rosimeri Lima e Isabela Marim Estacheski, apresentaram dois trabalhos durante o 21º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, realizado em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de novembro.

Rosimeri apresentou o artigo “Desospitalização para antibioticoterapia: análise de custo evitado com uma abordagem centrada no beneficiário no atendimento domiciliar”, no qual analisou os impactos financeiros e assistenciais da transição segura do ambiente hospitalar para o cuidado em casa.

“Acredito que os resultados obtidos demonstram uma parte do nosso trabalho, com foco do cuidado centrado no beneficiário, contribuindo para a qualidade assistencial e para sustentabilidade da operadora”, afirma. Rosimeri reforça, ainda, que a divulgação do trabalho fortalece uma transição segura na desospitalização, com individualização do atendimento, em conjunto com o acolhimento familiar.

Com sete anos de vivência no Serviço de Atendimento Domiciliar, Rosimeri coleciona aprendizados, desafios e conquistas, tendo muito orgulho naquilo que faz todos os dias. “Ao longo desse tempo, pude sentir de perto como a proximidade do beneficiário com sua família transforma o cuidado”, comenta. “Agradeço pela confiança que minha coordenadora Andreia Oliveira sempre depositou em mim, e também pela nossa gerente Arianne Gaio que sempre nos motiva a buscar oportunidades de crescimento profissional”, acrescenta.

Já Isabela apresentou o trabalho “Impactos da alta e não elegibilidade da fisioterapia domiciliar: hospitalização, reembolso e judicialização em uma operadora de saúde”, que investigou os desdobramentos da não continuidade do atendimento fisioterapêutico no domicílio e suas consequências para o beneficiário e para a operadora.

Para ela, a oportunidade de apresentar o estudo para outros colegas da área de atendimento domiciliar é um importante reconhecimento e reforça a relevância do trabalho feito diariamente. “Mesmo sendo um trabalho de análise específica da área de Fisioterapia, só foi possível alcançar esse resultado por meio do trabalho de todos da equipe do SAD”, avalia.

Participar do congresso proporcionou um ganho significativo na experiência pessoal da colaboradora, além do aprimoramento técnico e da integração com outros serviços, fortalecendo a capacidade de gerar melhorias para a área.  “Atuar no SAD me traz propósito, alegria e a certeza de que estou exatamente aonde deveria estar”, complementa Isabela. (Assessoria de Imprensa Unimed Paraná)

Conteúdos Relacionados