TRIGO: Dia de campo vai abordar a cultura no Iapar, em Londrina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Será realizado, na próxima quinta-feira (01/09), a partir das 14 horas, o já tradicional dia de campo sobre a cultura do trigo, promovido anualmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Meridional e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que este ano é a instituição responsável pela organização do encontro. 

Público - O evento é dirigido a produtores, profissionais da assistência técnica e estudantes de ciências agrárias. Duas novas cultivares – IPR Catuara TM, do Iapar, e BRS Albatroz, da Embrapa – são os destaques, mas o programa também inclui a apresentação de resultados sobre manejo do nitrogênio na cultura; adubação biológica e, ainda, avanços da pesquisa sobre a relação entre densidade de semeadura, dosagem da adubação nitrogenada e uso de redutores de crescimento.

IPR Catuara TM – É um material de ampla adaptação, indicado para cultivo no Paraná, Mato Grosso do Sul e, a partir de 2012, também em Santa Catarina e São Paulo. Seu potencial produtivo pode ultrapassar 6.400 kg/ha nas melhores condições de plantio e clima, explica o pesquisador Carlos Roberto Riede, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da cultivar. Com porte médio e ciclo precoce – chega à colheita em cerca de 112 dias –, a variedade resiste de forma moderada à germinação na espiga e à debulha natural. Tem, ainda, boa tolerância ao alumínio do solo, mas é suscetível, também de forma moderada, ao acamamento, previne Riede.

Resistência - IPR Catuara TM é moderadamente resistente ao vírus do mosaico e ao chamado vírus do nanismo amarelo da cevada. Apresenta suscetibilidade moderada à ferrugem da folha, oídio, manchas foliares e brusone, o que leva à necessidade de manejo para controle de doenças. Do ponto de vista industrial, IPR Catuara TM tem grãos do tipo duro e força de glúten que dá uma farinha classificada como “melhoradora” (o TM do nome vem de “trigo melhorador”). “Significa que pode ser misturada com farinhas mais fracas, visando aumentar a qualidade geral da massa para produtos de panificação”, explica o pesquisador.

BRS AlbatrozDesenvolvida pela Embrapa, a cultivar BRS Albatroz apresenta boa força de glúten, característica que garante qualidade industrial para panificação. A nova cultivar de trigo também possui ampla adaptação, possibilitando ser cultivada em várias regiões do Paraná. 

Avaliação - A BRS Albatroz foi avaliada em três regiões do Paraná em 2008 e 2009, sempre apresentando boas médias de produtividade. Em ensaios, a nova cultivar apresentou 5.136 kg/ha, no sul do Paraná, o que representa 99% da média das três melhores cultivares padrão. Em partes do sudoeste e do oeste do Estado, a produtividade média foi de 4.463 kg/ha, o equivalente a 106% da média. No norte e em parte do oeste, o rendimento médio foi de 3.841 kg/ha, o que representa 102% da média das três melhores cultivares padrão. 

Pontos fortes - Outro ponto forte da cultivar BRS Albatroz é a resistência ao acamamento, a boa sanidade e densidade de espigas. “Esta nova cultivar chega para complementar as opções disponíveis no mercado, facilitando a diversificação de cultivares”, avalia o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.

Disponíveis - Sementes das novas variedades já estão disponíveis aos produtores. Aquisições de IPR Catuara TM podem ser feitas no Setor de Comercialização do Iapar, fone (43) 3376-2482, enquanto os interessados na cultivar BRS Albatroz devem se dirigir ao Escritório de Negócios da Embrapa – (43) 3371-6300. Ambos os materiais foram desenvolvidos em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária.

Inscrições - As inscrições para o dia de campo devem ser feitas no próprio local do evento (Rodovia Celso Garcia Cid, km 375/saída para Curitiba), sem custo. Mais informações podem ser obtidas no Iapar (43 3376-2373 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) e na Embrapa (43 3371-6068).

Serviço - Dia de Campo de Trigo / Local: IAPAR – Rodovia Celso Garcia Cid, km 375/saída para Curitiba / Data: dia 1, quinta-feira / Horário: 14h. (Assessoria de Imprensa Iapar)

Conteúdos Relacionados