TRANSGÊNICO: CTNBio aprova algodão da Monsanto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira (16/07) em Brasília uma nova variedade de algodão transgênico da Monsanto.  A tecnologia MON 15985 × MON 88913, chamada comercialmente de Bollgard II Roundup Ready Flex, fornece controle contra as principais pragas lepidópteras da cultura do algodão no Brasil, como curuquerê do algodoeiro, lagartas das maçãs e lagarta rosada, além de ser tolerante ao glifosato, o que permite a aplicação do herbicida em pós-emergência da cultura.

Genes - A resistência às lagartas foi possível com a inserção de genes oriundos do Bt (Bacillus thuringiensis). Já a tecnologia RRFlex é a segunda geração de algodão tolerante ao glifosato, proporcionando o efetivo controle de plantas daninhas durante a safra, inclusive em estágios mais tardios de desenvolvimento da planta.

Outros países - Além do Brasil, o algodão Bollgard II Roundup Ready Flex também já está aprovado nos Estados Unidos (desde 2005), no Canadá (2005), no Japão (2005), no México (2006), na Coreia do Sul (2006), nas Filipinas (2006), na Colômbia (2007), na África do Sul (2007) e na Austrália (2006), segundo informou a empresa. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados