TEMPO: Confira a previsão da semana
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As últimas precipitações ocorridas no decorrer da semana passada atingiram todas as regiões do Paraná, em algumas áreas as precipitações foram superior a 100 mm, favorecendo a reposição de umidade no solo. Podemos dizer que a umidade no solo, na maior parte do Paraná, encontra-se com níveis satisfatórios para o desenvolvimento das culturas. As chuvas, a partir de sexta-feira (07/12), deslocaram-se para o Sudeste do Brasil e o tempo melhorou em todo o Estado.
Chuvas - Entre segunda (10/12) e quarta-feira (12.12), volta a chover em todo o Estado, porém os volumes maiores de precipitação devem se concentrar, no centro e norte do Paraná. Nas áreas mais ao sul e sudoeste, as precipitações diminuem e algumas áreas destas regiões podem passar sem precipitação. A partir de quinta (13.12) o tempo melhora em todo o Estado e sol volta a predominar, com exceção do Norte, onde as chuvas podem continuar. As temperaturas permanecem altas para a época do ano, no decorrer deste período.
La Nina - Para Santa Catarina e Rio Grande do Sul os prognósticos continuam indicando chuvas abaixo da média, no decorrer do mês de dezembro. Para o sul do Paraguai, Uruguai e Argentina, as previsões também continuam mantendo a tendência de chuvas muito abaixo da média para os meses de dezembro e janeiro. Quanto ao La Nina, tendência de que se mantenha, pelo menos, até meados do próximo ano. (Luiz Renato Lazinski, meteorologista do INMET/MAPA)