TECNOLOGIA: Encontro mostra novidades para cooperados da Coamo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início na semana passada e segue até esta quarta-feira (11/02) o 21º Encontro de Cooperados da Coamo Agroindustrial Cooperativa. O evento está sendo realizado na Fazenda Experimental e deve reunir cerca de quatro mil produtores de toda a área de ação da cooperativa. Durante o encontro, os cooperados podem obter informações sobre as novidades tecnológicas existentes no mercado para a condução das lavouras, agregação de valor e renda às atividades. Diariamente o evento, que é pioneiro no país na difusão de tecnologias aos produtores rurais, é visitado por cerca 500 agricultores. Na quarta-feira, o encontro será aberto para a equipe de assistência técnica da Coamo e para profissionais das empresas e entidades parceiras.

Resultados oficiais - O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, diz que as estações mostram os resultados oficiais obtidos em pesquisas e experimentos e que as novas tecnologias já podem ser aplicadas pelos produtores rurais. "A Coamo é pioneira neste tipo de evento no Brasil. É muito importante reunir pesquisadores renomados que são na verdade os nossos professores, que durante o dia estão em contato com os nossos cooperados que, por sua vez, têm oportunidade única de conhecer e discutir diretamente com os criadores das novas tecnologias", observa.

Experimentos - Ele explica que na Fazenda são realizados experimentos com as empresas parceiras, que lançam seus novos produtos durante o encontro. "Com isso podemos recomendar para os nossos cooperados novos produtos e tecnologias. A cada ano são mais de 150 trabalhos e são escolhidos dez ou 12 para serem apresentados aos produtores."

Fundamental - Gallassini destaca que o trabalho de pesquisa tem sido fundamental para a atividade agrícola. "A produtividade da soja passou de 70 para uma média de 130 sacas por alqueire e em algumas áreas chegando a 196 sacas por alqueire. O milho que na década de 1970 era de 150 sacas por alqueire, hoje ultrapassada as 500 sacas. Tem potencial para crescer ainda mais, porém é necessário que os cooperados adotem tecnologia de correção de solo e a forma correta de combater as ervas, além da rotação de cultura e plantio de direto. Enfim, que eles usem toda a tecnologia que está disposição deles."

Encontro - O produtor rural, César Luis Hofstetter conta que já participou outras vezes do encontro da Coamo. "O que está sendo mostrado aqui nós podemos colocar em prática em nossas propriedades na próxima safra. Temos contato direto com os pesquisadores e podemos tirar nossas dúvidas. Ao contrário do que alguns pensam participar do encontro não perde um dia de trabalho, mas sim ganha o dia." (Tribuna do Interior )

Conteúdos Relacionados