Soja gigante no Oeste

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O analista técnico-econômico da Ocepar Robson Mafioletti e o jornalista Valmir Denardin, da Gazeta do Povo, visitaram a lavoura de soja do distrito de Linha Peroba, em Cascavel, que ficou “famosa” por causa da altura da soja: 1,80 metro. É praticamente o dobro da altura normal da planta, que fica entre 80 centímetros e um metro. Mafioletti quase desapareceu em meio à soja. A lavoura pertence aos irmãos Isidoro e a variedade cultivada é a CD 202, da Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, com sede em Cascavel.

Manejo adequado - A explicação para o tamanho da soja está no uso correto da tecnologia. De acordo com Ivo Carraro, diretor da Coodetec, foi feito um bom manejo do solo (rotação de culturas e plantio direto), plantio na época certa para a variedade e com a densidade recomendada (média de dez plantas por metro linear). Tudo isso contribuiu para que a soja resistisse melhor à seca que atingiu a região nos últimos meses. Segundo Mafioletti, a produtividade na lavoura dos irmãos Isidoro deve ficar em torno de 75 sacas por hectare, enquanto a média é de 50 sacas por hectare

Show Rural – A visita à lavoura dos irmãos Isidoro aconteceu durante o Show Rural, que começou dia 13 e termina nesta sexta-feira, dia 17/2. O evento chega aos 18 anos com números cada vez maiores. São 297 expositores, cerca de 130 mil visitantes de 35 países e 3,3 mil profissionais envolvidos. Em relação à soja, o Show Rural apresenta variedades com maior teor de proteína e mais resistentes a pragas. (Com informações da Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados