Sistema Ocepar é anfitrião do Compliance Day

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um evento promovido para discutir compliance no ambiente profissional que deixou ensinamentos éticos para o dia a dia de quem teve oportunidade de acompanhar. Foi assim que muitos participantes avaliaram a palestra da filósofa e professora Terezinha Azerêdo Rios, na manhã desta terça-feira (10/12), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Promovido pelo Sistema S, a iniciativa teve como propósito discutir a importância de práticas de regularidade para prevenir desvios de conduta e ações de não conformidade legal.

Graduada em Filosofia pela UFMG, com mestrado em Filosofia da Educação pela PUC-SP e doutorado em Educação pela USP, Terezinha apontou a necessidade de diferenciar ética e moral. “Moral é o conjunto de regras, normas, leis que orientam a vida em sociedade. Não há nenhuma sociedade sem moral. Na moral, o que é bom é o que está na regra. Para a ética, a medida do bem é o bem comum. E os princípios da ética são: respeito, justiça, solidariedade.”

A professora enfatizou a figura do “outro” na sociedade, a quem é sempre importante levar em consideração. “Respeito é o princípio fundamental, pois é dele que os outros derivam. Respeitar significa levar em consideração a existência do outro. E é preciso levar em consideração não porque a gente é ‘bonzinho’, mas porque eu sou o ‘outro do outro’, portanto, eu quero respeito também; eu tenho necessidade de ser respeitada”, enfatizou.

Para a palestrante, a ética no âmbito profissional pode ser exemplificada pelo trabalho de boa qualidade. “A gente não quer ser um profissional qualquer, a gente quer ser um bom profissional. Para ser um bom profissional, é preciso fazer o que necessário e fazer bem. Para mim, a definição do bom trabalho é um trabalho que faz bem: um bom trabalho do ponto de vista técnico e que faz bem para gente e para os outros. Isso é um trabalho ético”, analisou.

Terezinha fez uma provocação simples para demonstrar o que é ter ética ao pensar no bem comum. “A ética está no cotidiano. Um exemplo é quando você vai tomar banho e a pessoa que tomou banho antes não repôs o sabonete. Você não foi visto pelo outro. O mesmo vale para quando você abre a geladeira e a garrafa de água está vazia”, brincou a filósofa.

Para encerrar, a professora propôs um desafio a todos os espectadores: “Meu recado é que vocês arregassem as mangas, juntos porque não dá para ser sozinho, e com humildade. Que a gente se disponha a fazer esse trabalho, um trabalho ético, para melhorar esse mundo; essa vida boa da qual a gente tem necessidade e que a gente merece”, finalizou.

Compliance Day

O Compliance Day é realizado desde 2020, como ação conjunta do grupo de trabalho de compliance do Sistema S, composto por Sebrae, Senai, Senac, Senar, Senat, Sesc, Sesi, Sescoop, Sest. As entidades do Sistema S são administradas, de forma independente, por federações e confederações empresariais dos principais setores da economia, com o objetivo de prestar serviços de interesse público.

O evento compartilha mecanismos que visam prevenir, detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos. Um desses mecanismos é a conscientização por meio de treinamentos e ações de comunicação periódicos sobre temas relacionados à integridade. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reforçou o compromisso do Sistema S com um tema imperativo para garantir a reputação e longevidade.

“É uma grande satisfação ver a evolução nesses 11 anos de Sistema S. O grupo trouxe a questão da integridade como tema principal, nossa prioridade.  Não podemos desistir dessa meta. Este evento faz parte de uma série de ações para que haja integridade, comportamento mais ético, conduta mais correta das pessoas. Temos que trabalhar para que ações de compliance sejam efetivas.”

Encontro

O encontro foi presencial, realizado no auditório do Sistema Ocepar, que fica na Avenida Cândia de Abreu, 501, no bairro Centro Cívico. A palestra também foi transmitida online, através do canal TV Paraná Cooperativo, no YouTube do Sistema Ocepar. 

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar

 

 

  

Conteúdos Relacionados