Fórum Agronômico debate certificação e alianças em pesquisa cooperativa
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Dois projetos que fazem parte do Plano Paraná Cooperativo 300/500 (PRC300/500), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense, estiveram em debate, na manhã desta terça-feira (10/12), no Fórum Agronômico que o Sistema Ocepar promove no Hotel Deville, em Curitiba. O evento foi aberto às 10h pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, com a presença de superintendentes, gerentes e técnicos dos departamentos agrícolas das cooperativas paranaenses. Também participam representantes de entidades parceiras, como da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp).
Logo após a abertura, eles conheceram mais detalhes sobre os Projetos 4, que trata da Certificação Paraná Cooperativo, e o 20, sobre Alianças em Pesquisa Cooperativa, do PRC300/500. O primeiro tem como objetivo construir e garantir a implementação do protocolo de certificação para a valorização das ações do cooperativismo nos cooperados. O segundo visa fomentar pesquisa entre os órgãos de pesquisa públicos e privados e as cooperativas e estimular o intercâmbio entre os centros de pesquisa, fundações e fazendas experimentais das cooperativas
Ainda na parte da manhã, o meteorologista Luiz Renato Lazinski, que apresentou prognósticos climáticos.
Programação
O evento prossegue a partir das 14h, quando haverá a participação de Eduardo Bastos, profissional da Rehagro, empresa brasileira da área de educação para o agronegócio, com sede em Belo Horizonte (MG). Ele vai falar sobre mercado de carbono. Na sequência, Beatriz Passos e Bruno Fonseca, do Banco Rabobank, irão discorrer a respeito do mercado de insumos agrícolas o Brasil. As atividades encerram às 16h, com debate sobre as questões abordadas no Fórum.
FOTO: Júlia Duda / Assessoria Sistema Ocepar