SESCOOP/PR 10 ANOS: Cooperativas: Resultado garantido

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O surgimento do Sescoop/PR trouxe inúmeros benefícios ao sistema cooperativista do estado. A melhoria da gestão, treinamento e promoção social contribuiu de forma decisiva para a expansão do setor no Paraná. "É um trabalho fundamental para que as cooperativas alcancem seus objetivos, desenvolvendo produtos e serviços de qualidade. As ações de formação para colaboradores, cooperados e familiares são estratégicas e imprescindíveis e o Sescoop/PR as realiza com eficiência", avalia o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

No Sescoop/PR, a palavra-chave é planejamento. Todo o evento, curso ou treinamento precisa ser planejado pela cooperativa com antecedência. "Até o mês de outubro, as demandas das cooperativas para o próximo ano precisam ser enviadas ao Sescoop/PR, que faz a avaliação das ações requisitadas. O que se busca é o diálogo transparente e que atenda da melhor maneira às necessidades do sistema", explica o superintendente da Ocepar e do Sescoop/PR, José Roberto Ricken.

Diálogo construído diariamente e que ajuda aos técnicos do Sescoop/PR a avaliar os resultados dos cursos realizados. "Existe uma parceria muito positiva com as cooperativas e liberdade para debater, fazer sugestões e críticas. A cada ano, o Sescoop/PR atende melhor às demandas do setor", afirma o superintendente da Capal, Adilson Roberto Fuga.

Transformação

"A criação do Sescoop/PR promoveu uma transformação no cooperativismo paranaense. Os recursos recolhidos anteriormente não retornavam tanto quanto hoje. O número crescente de treinamentos realizados em parceria com as cooperativas vem contribuindo para a qualificação profissional do setor", afirma o presidente da Cocari, Vilmar Sebold.

Na opinião do presidente da Copacol, Valter Pitol, os investimentos em agroindústria e o avanço da atuação das cooperativas no mercado internacional impõem o desafio constante da competitividade. "A gestão da cooperativa precisa ser altamente profissional e dinâmica. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido pelo Sescoop/PR é essencial e dá suporte à expansão do cooperativismo do Paraná", enfatiza.

Para a presidente da Aerotaxi, Iara Diná Follador Thomaz, a parceria com o Sescoop/PR traz inúmeros benefícios às cooperativas. "Utilizamos o know-how de treinamentos da entidade, dando oportunidade aos associados de participar de eventos de qualidade. É um trabalho desenvolvido com diálogo, de forma democrática, por profissionais capazes e motivados", ressalta.

Agroindústria

Preparando sua entrada no setor de carnes, a Coasul terá uma forte demanda de qualificação. Nesse semestre, pelo menos 400 novos funcionários serão treinados para atuar no abatedouro de frangos da cooperativa. "Boa parte desse treinamento será realizado por meio de parceria com o Sescoop/PR. O trabalho de qualificação executado pelo Sistema S do cooperativismo é fundamental em todos os sentidos. Certamente as cooperativas não teriam evoluído tanto não fosse a existência do Sescoop", afirma o presidente da Coasul, Paulino Fachin.

Na opinião do presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o Sescoop/PR tem uma atuação estratégica para o cooperativismo. "O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo contribui de forma incontestável na difusão de conhecimento, inovação e identidade do quadro social e funcional da cooperativa, com um intenso trabalho junto aos colaboradores, cooperados e familiares", resume.

Futuro

Na avaliação do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, o Sescoop/PR terá cada vez mais importância no processo de transformação e crescimento do cooperativismo do Paraná. "O desafio é ampliar a capacidade de avaliação de resultados dos treinamentos e elevar de forma constante o nível de conteúdo dos cursos e eventos. O Sescoop/PR vai contribuir muito ainda na estratégia de expansão do setor cooperativista", conclui. (Matéria publicada na revista Paraná Cooperativo/Agosto 2009/Edição especial 10 anos Sescoop/PR)

Conteúdos Relacionados