Featured

Presidente da Abrasem convida cooperativas para o Congresso de Sementes das Américas, em Foz do Iguaçu

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1

sementes 24 07 2025A Associação de Sementes das Américas - Seed Association of the Americas (SAA) – realiza, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Foz do Iguaçu, o 10º Congresso de Sementes das Américas. O evento é organizado em conjunto com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). “Esperamos uma participação expressiva de cientistas e profissionais ligados à produção de sementes de diversas partes do mundo. Por isso, é muito importante que todos já reservem essa data. Será o décimo Congresso da SAA e esperamos que seja o maior já realizado”, disse o presidente da Abrasem, Paulo Pinto, nessa quarta-feira (23/07), durante visita ao Sistema Ocepar, em Curitiba.

“E eu não tenho dúvida de que tudo o que há de mais moderno em tecnologia — tanto o que já está disponível quanto o que está por vir — será debatido no Congresso. Fica aqui o nosso convite para todos participarem, especialmente as cooperativas, que têm um papel fundamental na produção de sementes e é importante que elas também se envolvam, conheçam experiências de outros países e um evento como esse é uma ótima oportunidade para isso”, acrescentou.

O presidente da Abrasem lembra que as cooperativas respondem, por exemplo, por aproximadamente 70% da produção de sementes de soja no Estado do Paraná. “E, quando se trata de trigo, esse número é ainda maior — ultrapassando 80% da produção de sementes. Por isso, é fundamental que as cooperativas enviem seus técnicos, pois o Congresso vai abordar todas essas inovações e tecnologias. É uma chance única de atualização”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, um dos temas que serão debatidos é a regulamentação da produção de sementes. “A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) fará uma reunião dentro do Congresso e todos os países estarão representados por seus reguladores. A ideia é promover um alinhamento e buscar avanços na legislação relacionada à movimentação de sementes, às novas tecnologias e a temas como a edição genética, que estará fortemente presente nas discussões”, pontuou.

Pirataria

A pirataria de sementes também estará em pauta. “A Abrasem tem uma programação muito intensa de combate à pirataria de sementes. Foi criada uma coalizão e esse trabalho vem sendo conduzido com bastante empenho. No evento, vamos tratar da construção de uma ação conjunta contra a pirataria, não só nas Américas, mas em âmbito global. É uma preocupação séria, pois precisamos garantir segurança jurídica e econômica para quem investe no setor, possibilitando que esses investimentos continuem acontecendo de forma correta e transparente”, sublinhou.

Sobre o evento

Com o tema “Promovendo o Negócio de Sementes nas Américas”, o Congresso será um espaço para o debate de ideias, apresentação de avanços científicos, troca de experiências e fortalecimento da integração entre os países. A programação contará com palestras nacionais e internacionais, painéis técnicos, exposição de empresas, mesas de negociações, além do Piso de Inovação, dedicado à divulgação de estudos e projetos científicos.

As inscrições já estão abertas, assim como a reserva de estandes para exposição, diferentes formas de patrocínio e a submissão de projetos ao Piso de Inovação. 

Mais informações:

Site: www.saaseedcongress.org/10/pt/

Email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do evento)

 

sementes cartaz 24 07 2025

Conteúdos Relacionados