Presença de agricultores confirma importância do Dia de Campo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma aula no campo. E com pesquisadores altamente capacitados. Em pauta, questões práticas: combate a plantas daninhas, viabilidade econômica da lavoura, qualidade em sementes e uso do nitrogênio em milho, entre outros assuntos. Realizado em torno destes temas, o Dia de Campo de Verão 2005 da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), em Entre Rios (Guarapuava), registrou na quarta-feira (16), em seu primeiro dia, presença expressiva de Cooperados. O evento prossegue hoje.

Novidades - Pesquisadores da Fapa, em estações montadas no campo, ao lado de parcelas experimentais, estão abordando novidades de pesquisas agrícolas e tirando dúvidas de produtores rurais, realizando o compromisso da Agrária em repassar tecnologia que permita a seu Cooperado praticar uma agricultura moderna e economicamente viável.Empresas de produtos químicos utilizados no campo também participam, apresentando em seus estandes novidades em produtos e orientação sobre seu uso.

Pesquisa - Numa avaliação preliminar, ainda no primeiro dia da programação, a organização considerou positiva a participação de Cooperados, já que o período coincide com a colheita do milho. Pesquisadora da Fapa, Sandra Mara Vieira Fontoura, aborda em uma das estações do Dia de Campo a adubação nitrogenada na cultura do milho. Destacando que se trata de um dos nutrientes que mais ajuda na produtividade, ela lembra que o manejo é difícil e por isso requer conhecimento. A utilização de nitrogênio, segundo a pesquisadora, proporciona “um incremento bastante significativo na produtividade e tem efeito também no teor de proteína do grão de milho”. Outro pesquisador, Sérgio Rodrigues dos Santos, enfoca a qualidade em aplicação. Sérgio alertou que aplicações sem rigor técnico podem inclusive reduzir o efeito de um produto de qualidade.Em outra estação, o pesquisador Heraldo Feksa destaca, entre outros pontos ligados à cultura da soja, a necessidade de se utilizar sementes dentro dos padrões técnicos de qualidade como forma de prevenir ou minimizar efeitos dos fungos.

Prejuízos - Já o pesquisador Vitor Spader chama a atenção para o efeito de plantas daninhas no milho, apontando que mesmo uma infestação aparentemente sem importância pode resultar num prejuízo algumas vezes superior ao custo da produção por hectare. A Diretoria da Agrária também participa do evento, percorrendo e conhecendo algumas das estações do Dia de Campo da Fapa. Na noite do primeiro dia, Cooperados ligados à Suinocultura Agrária ofereceram aos participantes, na sede da fundação, um jantar à base de pratos preparados com carne suína. No segundo dia do evento, quando a programação é aberta aos produtores em geral, assim como no primeiro dia, o giro de campo começa por volta de 8h30, com a definição dos grupos que percorrem as estações ocorrendo no pátio da sede da FAPA, na Colônia Vitória (Entre Rios). Entre os próximos eventos técnicos que serão sediados em Entre Rios, se destacam a XXV Reunião Nacional da Pesquisa da Cevada, dias 12 e 13 de abril, e o WinterShow 2005, de 12 a 14 de outubro.

Conteúdos Relacionados