MERCADO INTERNACIONAL: Informe da Getec destaca o “mercado da saudade”

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mercado internacional destaque 28 02 2023A Gerência de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar (Getec) publicou, na terça-feira (28/02), mais uma edição do Informe Mercado Internacional destacando o “mercado da saudade”, ligado à economia da nostalgia, ou nostalgia economy como é conhecida em inglês. Trata-se de um fenômeno das empresas e indústrias que capitalizam o gosto dos consumidores por eras passadas e por produtos culturais. A nostalgia sempre foi uma força poderosa mas, nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais lucrativa, à medida que mais pessoas procuram experiências e produtos que os lembrem do passado e de suas origens.

Abrangência - De acordo com o boletim da Getec, a economia nostálgica abrange uma ampla gama de indústria e ofertas, desde brinquedos antigos até carros clássicos, além de restaurantes e produtos voltados para a culinária tradicional. Ao explorar as conexões emocionais dos consumidores com suas origens, as empresas podem criar uma sensação de familiaridade e proximidade.

Alimentos - Na área de alimentos, o termo mais utilizado é “mercado da saudade”, expressão usada para descrever o consumo dos imigrantes no exterior de produtos do seu país de origem. A nostalgia é um dos principais motores desse mercado. Esse mercado combina os interesses e vontades gastronômicas dos consumidores com a oportunidade de internacionalizar produtos, normalmente prontos para consumo, e acessar novos mercados.

Búzios Market - Em janeiro, a Ocepar esteve presente na NRF 2023, maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, realizado em Nova York, nos Estados Unidos, e aproveitou para visitar um mercado brasileiro chamado Búzios Market, localizado em Manhattan. No local, são encontrados vários produtos típicos do Brasil.

Oportunidade - O informativo da Getec conclui que “esta pode ser uma grande oportunidade para introduzir os produtos das cooperativas em novos mercados e expandir negócios. Muitos imigrantes e seus descendentes vivendo em outros países estão frequentemente interessados em consumir comidas tradicionais de seu país de origem. Assim como qualquer atividade voltada para a exportação, é importante pesquisar o mercado alvo, cumprir com todos os regulamentos e certificações relevantes, tais como segurança alimentar e exigências de rotulagem.”

Clique aqui e confira na íntegra o Informe Mercado Internacional

 

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