LEGISLAÇÃO: Crea-PR apresenta novo Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Crea-PR-Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Sinduscon-PR e Corpo de Bombeiros realizaram, na manhã desta segunda-feira (13/02), na sede do Conselho, em Curitiba, a apresentação e debate sobre o novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, em vigor desde o início de janeiro e com foco nos profissionais da área da Engenharia. O engenheiro agrônomo e assessor da área de meio ambiente da Ocepar, Silvio Krinski, participou do encontro.  "Essa discussão será realizada também no interior do Estado nesta semana e é importante que as cooperativas participem", disse Krinski. Os próximos eventos acontecem em Londrina e Apucarana (14/02), Maringá (15/02) e Cascavel (16/02), nas sedes das regionais do CREA, das 8h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.crea-pr.org.br/procrea, link EVENTOS.

Código - O novo código foi lançado em outubro do ano passado e entrou em vigor no dia 9 de janeiro de 2012. Segundo o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, a ideia dos debates é apresentar o novo Código aos profissionais que atuam na elaboração de projetos de prevenção contra incêndio, aproximando-os do Corpo de Bombeiros no intuito de receber orientações conforme as exigências da nova norma. "Os encontros nas regionais são a oportunidade de esclarecer tecnicamente muitos quesitos da nova norma, bem como conhecer a forma de dimensionamento e operação dos sistemas preventivos", avalia.

Melhorias - O capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, engenheiro civil Ivan Fernandes, é um dos responsáveis por conduzir as reuniões. Ele explica que é importante a participação dos profissionais nos debates como forma de capacitação, pois há muitos itens sobre a nova norma que precisam ser esclarecidos visando a melhorias nos Planos de Segurança Contra Incêndio das edificações. "O conhecimento de avanços tecnológicos minimizam a ocorrência de sinistros em edificações, tratando o profissional como usuário e projetista, para que os objetivos do Corpo de Bombeiros sejam atendidos e a edificação provida de segurança", completa.

Concepção  - Fernandes explica que o Código trata de uma concepção mais ampla, por meio de um Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Entre as novidades e inovações, está a exigência de Sistemas de Mangotinhos - ou mangueiras de borracha - para o combate a incêndios em edificações comerciais e residenciais e o sistema de controle de fumaça, que interfere no projeto arquitetônico com a criação de barreiras de fumaça, áreas de acantonamento e entradas de ar para a extração de fumaça em caso de incêndio.  "A terceira grande mudança elencada está na questão da compartimentação das edificações, destinada a impedir a propagação de incêndio no pavimento de origem para outros ambientes no plano horizontal e/ou vertical. A nova norma exige a compartimentação de áreas específicas, onde a divisão entre os espaços deve ser feita com elementos como paredes, portas, vedadores ou selos corta-fogo", explica o capitão.

Download - O novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico está disponível para download no site www.crea-pr.org.br. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Crea-PR)

Conteúdos Relacionados