LAR: Bom plantio, bom clima, boa colheita

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Aproveitando o clima favorável, os produtores associados à Cooperativa Lar, de Medianeira, trabalham firme na colheita da soja. A estimativa da cooperativa é que 30 % da soja plantada  na sua ação já esteja colhida. O resultado tem agradado os produtores, já que o rendimento das lavouras e a produtividade média tem ficado em torno de 145 sacas por alqueire. Em algumas áreas, a produtividade é ainda maior, como é o caso do associado Simon Sartori de Medianeira, cuja colheita em sua área de 8,5 alqueires atingiu uma produtividade média de 186 sacas por alqueire, e do associado Guilherme Puerari que atingiu 190 sacas por alqueire. Para o engenheiro agrônomo Mauro Correa de Almeida Junior, da Lar Unidade de Medianeira, o clima judou, no entanto,  o produtor também colaborou, pois fez o dever de casa e a produção aconteceu. "As chuvas associadas ao El Nino favoreceram o desenvolvimento das plantas, e o uso de tecnologias apropriadas resultaram em boa produtividade, sem esquecer de que foram registradas produtividades menores, devido a má distribuição da chuva, em regiões dentro do município", concluiu.    

Recepção - Quanto a recepção, a Cooperativa verificou que o trabalho está ocorrendo sem problemas, sendo que o auge deve ocorrer no período de 10 a 25 de fevereiro. Para que a tranqüilidade na recepção continue, o  gerente da divisão comercial, o engenheiro agrônomo Mário Tadeo Martins Balk, orienta os produtores que conduzem a colheita com calma, evitando perda de grãos, e na medida do possível façam a implantação da segunda safra de milho.

A seqüência - Passa a colheitadeira e segue o trator com a plantadeira. O milho segunda safra já está sendo plantado, já que os produtores estão apostando nesta cultura. Mas a área técnica da Lar recomenda cautela nessa ação, pois se o clima momentaneamente não der condições, ainda há um bom prazo para a implantação dentro do zoneamento agrícola, que vai do dia 20 a 28 de fevereiro nos municípios da área de ação, conforme determinação do Ministério da Agricultura.

Momento importante - O diretor-presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ressalta esse momento importante para agricultura, considerando que há 3 anos o setor passa por dificuldades, em função de de adversidades climáticas. "Nos anos anteriores, os associados implantaram as lavouras com bom uso de tecnologia, mas o clima foi desfavorável na maioria dos municípios. Nesta safra 2009/2010, novamente os produtores utilizaram toda a tecnologia disponível e o clima foi favorável na maior parte da região, que está colhendo bem, inclusive com recordes de produção", disse.  No entanto, devido a excelente safra norte-americana de soja e o bom potencial de safra sul-americana, há uma super-oferta de grãos, o que resulta no enfraquecimento dos preços. "Como a agricultura é dinâmica, o produtor, dependendo da data de colheita e recomendação do uso do solo, precisa examinar a oportunidade de plantar a 2ª safra de milho", finaliza o diretor. (Imprensa Lar)

Conteúdos Relacionados