BALANÇO SOCIAL: AÇÃO SOCIAL - PARTE V

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas. No Paraná, são promovidas centenas de ações, entre as quais campanhas relacionadas com a saúde, meio ambiente, educação, esporte, entre outras, contribuindo para a construção de um país mais justo, com mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

primato: fazendo uma criança feliz

Ciente da sua responsabilidade junto à comunidade, a Cooperativa Primato, com sede em Toledo, Oeste paranaense, inseriu na sua crença questões de responsabilidade social. Para atender a necessidade de cumprir com o papel social, em 2006 foi criado o projeto Criança Feliz.

A 1ª edição do projeto aconteceu na sede da Cooperlac, hoje Primato. Pelo sucesso e aumento de escolas interessadas, a segunda edição aconteceu no Lago Municipal de Toledo, com a participação de crianças da cidade e do interior de Toledo e Ouro Verde do Oeste.  Na 3ª. edição, em 2009, em comemoração ao dia das crianças, a Primato promoveu a ação durante a 9ª Expo Toledo e 4ª Exposição Nacional, evento anual que acontece no município de Toledo. Além de participar com dois estandes no evento, a Primato realizou várias atividades voltadas para as crianças, como pintura facial, balões e distribuição de algodão doce.

A cooperativa também aproveitou a ocasião para repassar às crianças informações sobre cooperativismo e agronegócio, preparando as futuras gerações para conviver cada vez mais em sociedade, e de maneira cooperativista.

Copacol: Cooperativa estabelece metas até 2013

Consciente de seu papel na construção de um presente e de um futuro melhor para todos, a Copacol lançou em 2009 um novo Propósito Estratégico: o 2.5.25, com a meta de alcançar R$ 2 bilhões de faturamento, 5% de rentabilidade e 25 mil participantes em programas de desenvolvimento até o ano de 2013, quando a Cooperativa completará 50 anos.

O objetivo da Copacol é reforçar a profissionalização dos associados e colaboradores, levar mais qualidade de vida às pessoas, através da geração de emprego e renda, melhorar o atendimento aos clientes e contribuir com o desenvolvimento regional, através de um crescimento integrado.

E foi com esse propósito de promover um crescimento integrado que a Copacol foi a primeira empresa do setor agroindustrial do país a assumir o compromisso com a ONU no ano de 2004, para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que no Brasil foram caracterizados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Na ocasião, a cooperativa criou o seu primeiro Propósito Estratégico, o Projeto DNA Copacol 1/40/5, que contribuiu para nortear seu aumento faturamento, a recuperação de 40 rios e o desenvolvimento de projetos sociais envolvendo mais de 5 mil crianças até o final do ano de 2008, quando completou 45 anos.

Confepar: Projetos para a comunidade

A Confepar é uma união de cooperativas agropecuárias do norte do Paraná, voltadas especialmente para a produção de leite. A entidade nasceu em 1982 como Confederação das Cooperativas Centrais Agropecuárias do Paraná Ltda transformando-se, em 1986, na Confepar Agro-Industrial Cooperativa Central. Ao longo da sua trajetória, a Confepar traçou uma forte dinâmica de evolução, acumulando solidez, estrutura, tecnologia e capacitação profissional visando ocupar espaço entre as maiores industrias processadoras de leite em pó e in natura do Brasil. Paralelamente, foram implantados projetos relacionados à Responsabilidade Social que beneficiam, além de colaboradores e cooperados, também a comunidade.

Uma das ações é o Projeto Cooperação, criado com a finalidade  de possibilitar a crianças em situação de vulnerabilidade social o contato com o esporte e o lazer, como forma de inclusão e educação, desenvolvendo assim suas habilidades motoras, o incentivo ao estudo e ao trabalho em equipe, pela vivência em um ambiente saudável no período do contra turno escolar. Em 2009, o projeto atendeu 100 crianças que estudam na Escola Municipal Cecília Hermínia de Oliveira Gonçalves. Os alunos receberam treinamento, orientações e todo o suporte para a participação nos jogos fora do local de treino, sem nenhum custo. Os treinos aconteceram na sede da Associação Recreativa dos Funcionários da Confepar. O projeto é desenvolvido em parceria com a Escola Municipal Cecília Hermínia de Oliveira Gonçalves e a Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Fundação de Esportes.

Parceria com Associação de Mulheres dos Jardins Bandeirantes e Sabará Esta parceria com a Associação de Mulheres dos Jardins Bandeirantes e Sabará (Ambas) busca, por meio de ações concretas, fortalecer a entidade e auxiliar na criação de alternativas para a sustentabilidade da associação e das mulheres que a compõem. A Confepar disponibiliza o espaço interno da cooperativa para a realização de feiras de artesanatos, apoio técnico da assistente social da cooperativa, Vanessa Cristina Baggio Palma, articulação com outras parcerias para a associação e, em ocasiões especiais, dá preferência por produtos da associação para presentear seus colaboradores. Exemplos: o presente de aniversário oferecido pela cooperativa vem embalado em caixas de presente confeccionadas pela associação, assim como brindes do Dia Internacional do Meio Ambiente, entre outros.

Oficinas de Artesanato Visando a melhoria da qualidade de vida das famílias da comunidade em que está inserida e o desenvolvimento da Ambas, a Confepar ofereceu em 2009 diversas oficinas de artesanato nas dependências da cooperativa, sem custo para as participantes.

Grupo Terceira Geração O apoio ao Grupo Terceira Geração foi outra ação da cooperativa no ano de 2009. O Grupo é formado pelas senhoras da terceira idade residentes no Jardim Sabará e conta com o apoio também da Prefeitura Municipal de Londrina. A Confepar, além do apoio técnico da assistente social, auxilia nos projetos e ações do Grupo.

Programa de Visitas A Confepar está sempre de portas abertas para receber a comunidade. Em 2009, por meio do seu programa de visitas, vários grupos da  comunidade externa (moradores dos bairros vizinhos, estudantes universitários, familiares dos colaboradores) e também de cooperados conhecerem a planta industrial da cooperativa. Com essa abertura, busca-se fortalecer as relações por meio da interação com esses públicos.

Conteúdos Relacionados