FLORES: Nova Santa Rosa estimula produção de rosas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O poder público de Nova Santa Rosa, em parceria com a Emater, está promovendo ações que visam estimular o plantio de rosas no município. O projeto teve início, durante as comemorações alusivas ao 30º aniversário da cidade, com a realização da 1ª Exposição e venda de rosas. Além disso, agricultores visitaram propriedades que cultivam a flor no município de Marialva. Outra ação prevista é incrementar os jardins no perímetro urbano. O primeiro passo aconteceu durante a festa do município, através da exposição, e nas semanas seguintes com a venda de mudas por um preço simbólico.

Produção – Para viabilizar a produção de rosas a Emater elaborou um projeto com o objetivo de dar assistência aos agricultores interessados em investir na área. Na primeira etapa foram realizadas visitas as propriedades que cultivam a flor no município de Marialva. Num segundo momento, os participantes do projeto assistiram a vídeos educativos. Conforme o técnico da Emater, Dorival Schnekemberg, ao todo são cinco famílias envolvidas na produção da flor e de mudas que serão comercializadas através de floriculturas, feiras municipais e eventos realizados nos templos religiosos. “Ao todo foram plantadas 800 mudas que em 120 dias estarão produzindo flores destinadas à comercialização”, explica.

Canteiros centrais – Outra ação que visa embelezar a cidade e incentivar os munícipes a cultivar a flor é o plantio de mudas em canteiros no centro da cidade. Na última quarta-feira, 28, o prefeito Norberto Pinz, juntamente com a primeira-dama Ivone Rode Pinz, acompanhou o plantio de mil mudas de mini-rosas na Avenida Santo Cristo. O trabalho coordenado pelo diretor de Urbanismo, Silmar Benke – Max, visa realizar um período de experiência para verificar o cuidado da população em manter os canteiros. “Queremos que o munícipe faça parte do projeto e ajude a zelar pelas rosas cultivadas no perímetro urbano”, sugere. Segundo Max, a próxima etapa é produzir mudas que serão destinadas à comunidade com o intuito de impulsionar o plantio de rosas nos jardins residenciais. (Emater Paraná)

Conteúdos Relacionados