FAO comemora dia mundial da alimentação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ministério da Agricultura e Pecuária abriu ontem (14/10) as festividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para comemorar sua fundação, ocorrida em 16 de outubro de 1945. O tema escolhido este ano "A água, fonte de segurança alimentar" - ressalta o papel essencial da água para a alimentação da população mundial e para a segurança alimentar. Na ocasião, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez palestra sobre o programa "Cooperativas Brasileiras contra a Fome", projeto social do cooperativismo lançado no final do ano passado. O programa visa o desenvolvimento integrado das comunidades e busca a inclusão social de crianças e idosos abandonados, por meio do voluntariado e do trabalho solidário.

Nações Unidas - Na abertura das comemorações, o representante da FAO no Brasil, José Tubino, elogiou a iniciativa do Ministério da Agricultura em aderir à comemoração da entidade, que completa hoje 57 anos e cuja data é festejada em mais de 150 países. Tubino enfatizou a importância do uso racional da água, lembrando que apenas 3% do total das reservas está disponível para o consumo humano. Ele também revelou que pesquisa recente da FAO indica que entre 93 países pesquisados, um número crescente já apresentam déficit hídrico, utilizando mais água do que pode ser renovado dentro dos seus territórios.

Curitiba - Tubino destacou ainda o exemplo dos agricultores brasileiros que se utilizam do Plantio Direto. "O caso brasileiro de difusão massiva do sistema em 16 milhões de hectares é um exemplo mundial da iniciativa dos produtores para conservar o solo e a água na agricultura moderna", elogiou o representante da FAO. O representante da FAO estará em Curitiba na próxima quinta-feira (17), quando visitará diversos projetos executados sob a coordenação do Comitê de Combate a Fome e Pela Vida – Coep-Paraná, entidade esta que a Ocepar participa através de um representante técnico. Tubino visitará o Ceasa e a Sanepar em Curitiba, além de reunir-se com representantes das empresas que integram o Coep-Pr e atender a imprensa.

Conteúdos Relacionados