Família Tambarussi mostra que os tempos mudam, mas o amor pela terra e pela agricultura permanece forte

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari I 17 07 2025A agricultura está em constante transformação. Na família Tambarussi, cooperados da Cocari em Lunardelli (PR), a tradição se mistura à inovação, de forma que a transmissão de conhecimentos dos avós para os pais segue para os filhos, formando um ciclo de continuidade do legado familiar e do agronegócio.

Dancyr Tambarussi conta que tudo começou com seus pais, Sílvio e Maria Menini Tambarussi, em São Paulo, onde plantavam café. Depois, a família veio para o Paraná, onde desbravou suas terras, sempre se dedicando à agricultura. Ele conta com orgulho que quando chegou a Lunardelli, começou a diversificar suas plantações. "Plantamos café, depois laranja, alfafa, milho, trigo e feijão. Colhia 500 sacas de feijão por ano", revela, satisfeito. 

Orgulho de manter a família unida

Dancyr e Laurinda tiveram três filhos: Edson, Edinei e Edivaldo, que também formaram suas famílias. Edson é pai de Rogério e Robson. Elton e Henrique são filhos de Edinei. E Eduardo e Gustavo, de Edivaldo. Todos seguem os passos da família no campo. “Sinto uma alegria imensa de ver meus filhos, meus netos e bisnetos, todos envolvidos na agricultura. É a melhor coisa que tem”, relata Dancyr, destacando a importância de manter a família unida.

Laurinda também fala do orgulho dessa união. “Estamos juntos todos os dias. É gratificante ver todos trabalhando na agricultura. É o que temos e foi dessa forma que construímos nossa vida. Não foi fácil, mas conseguimos”, resume. 

Fortalecendo o legado

Edivaldo destaca a importância do exemplo dos pais para a continuidade do trabalho. “Desde pequenos, aprendemos a trabalhar no campo. Temos orgulho de seguir essa tradição e olhamos para o futuro com esperança”, aponta.

Edinei ressalta a participação da Cocari junto aos agricultores e reconhece o incentivo. “O trabalho da Cocari é muito bom. A cooperativa apoia, incentiva a gente a dar continuidade no café, que está na família há muitos anos. E desde bem novinho, com 10 anos, eu já estava mexendo com a lavoura, já ajudava o pai na roça, ia limpando os troncos de café e sempre lutando ao lado da família”, diz.

Para Edson, é uma felicidade continuar o trabalho do pai e ver os filhos crescendo juntos, o que já é uma grande vantagem. “Eu agradeço ao meu pai que sempre deu um bom exemplo e a gente também está transmitindo um bom exemplo aos filhos, que estão no mesmo ritmo”, afirma. Ele estende os agradecimentos à Cocari. “Temos que agradecer à Cocari, que dá uma grande força para a agricultura. Sem a cooperativa, o trabalho na lavoura ficaria mais difícil”, reforça. 

Atentos à modernidade no campo

Os netos de Dancyr se mostram agradecidos pelo aprendizado em família. “A gratidão pelos nossos avós é imensa. Estamos dando continuidade ao que eles fizeram, projetando sempre uma agricultura de qualidade”, explica Gustavo.

Eduardo complementa: “Crescemos nesse ambiente da agricultura, sempre próximos, aprendendo com a história dos nossos pais e avós, que no começo não foi fácil. Isso nos motiva a seguir juntos, unidos na lavoura”, reforça, citando o apoio fundamental da Cocari nessa manutenção da paixão pela agricultura. “Somos cooperados da Cocari, que está sempre nos auxiliando a seguir no campo”, aponta.

Rogério fala sobre as mudanças no setor e a necessidade de buscar novidades para valorizar o trabalho em família. “Diversificar as culturas é essencial para garantir a sustentabilidade do pequeno agricultor. Seguir com a sucessão familiar e estar sempre em busca de novidades é o que nos mantêm firmes”, relata.

Henrique não esconde a satisfação ao ver a família toda trabalhando na lavoura. “Estamos sempre juntos, ajudando uns aos outros. A Cocari também nos apoia, e isso faz toda a diferença”, destaca.

Robson fala sobre o compromisso da família. “Desde pequenos, a roça faz parte da nossa vida e estamos animados para continuar. A união familiar faz a diferença”, garante.

Elton resume o sentimento em família. “É uma alegria. É tudo de bom”, enfatiza. 

O futuro sendo preparado

Os mais jovens – Maria Júlia e Elton Miguel, bisnetos de Dancyr, também sonham com o futuro e estão sendo preparados. Maria Júlia, com apenas nove anos, já manifesta seu desejo de continuar no campo, encantada com tudo que a agricultura representa. “É muito bom ver meu pai trabalhar, e eu quero ajudar também”, diz a futura agricultora.

A sucessão familiar na agricultura vai além do simples passar de bastão, é uma renovação de sonhos e possibilidades. A Cocari caminha lado a lado com as famílias, ajudando-as a traçar um futuro promissor e sustentável.

Na voz de cada membro da família Tambarussi ecoa um sentimento de gratidão e determinação, assegurando que, embora os tempos mudem, o amor pela terra e pela agricultura permanece forte nas próximas gerações.

Assista ao vídeo e conheça a história da família Tambarussi. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados