Programa “Jovens Tradição” faz visita ao Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 20 jovens da Cooperativa Tradição estiveram na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, nessa quinta-feira (28/08), para conhecer detalhes da representação cooperativista do Paraná e do país. Todos têm idade entre 18 e 28 anos e integram o programa “Jovens Tradição”, com objetivo de falar sobre sucessão familiar no campo. Os visitantes vieram de nove cidades: Pato Branco, Palmas, Clevelândia, Mariópolis, Coronel Vivida, Mangueirinha, Renascença, Candói, além de Palma Sola, em Santa Catarina.

Os jovens foram recebidos pelos superintendentes da Fecoopar, Nelson Costa, e do Sescoop/PR, José Ronkoski. Os dois agradeceram a visita e falaram brevemente sobre a importância de entidades que invistam no cooperativismo e defendam os pedidos junto às autoridades públicas e políticas.

Na sequência, a analista técnico de Desenvolvimento Profissional do Sescoop, Jane Carla Claudino, realizou apresentação. “É gratificante saber o quanto o cooperativismo faz diferença e move o nosso estado”, disse. A analista forneceu detalhes sobre a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem (Sescoop), com foco em sua atuação de treinamento, realizações de eventos e monitoramento. Ela reforçou a importância de planejar o futuro. “Se existe algo que diferencia o cooperativismo paranaense é a preocupação com o planejamento, que envolve todas as equipes do Sistema Ocepar”, reforçou.

O analista de Relações Institucionais da Ocepar, Diogo Tavares, apresentou detalhes sobre a atuação da Ocepar, nas áreas de Economia e Mercado, Técnica e Sanidade, Jurídica e Tributária, e Relações Institucionais. Ele destacou as ações de representação. “Nós temos o Programa de Educação Política, que existe desde 2018. Ele visa incentivar a participação dos cooperados e mostrar a importância de da política no dia a dia”. Tavares interagiu com os jovens ao fazer questionamentos sobre o cenário político brasileiro e despertou interesse em alguns participantes – que chegaram a perguntar sobre como participar do programa.

Visitantes

Oéslen Souza Mantelli, de 21 anos, integrou o grupo de visitantes. Morador de Palma Sola, em Santa Catarina, ele já tem bastante vivência no cooperativismo. “Na minha família, somos todos cooperados. Começou com meu nono, meu pai também, e eu sou cooperado desde os meus 16 anos. Acho muito legal como o Sistema nos representa no cenário nacional, levando o que a cooperativa espera”, afirmou.

O gerente de Comunicação e Marketing da Tradição, Paulo Ricardo Fergutz, falou sobre a relevância da viagem a Curitiba. “É muito importante estar aqui. A Cooperativa Tradição trabalha muito forte com a sucessão, e esse programa dos “Jovens Tradição” é muito voltado para sucessão no campo, que é nossa área de atuação. A gente trouxe filhos de cooperados e a grande maioria já é cooperado já também, já está no dia a dia da propriedade, trabalha diretamente com a cooperativa. Muito importante mostrar o que é o Sistema Ocepar. Importantíssima essa relação porque a gente sabe o papel do Sistema no Brasil”, concluiu.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

 

Conteúdos Relacionados