EXPOSIÇÃO: Cooperativismo é destaque na Agrobrasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A abertura oficial da Agrobrasília marcou o começo das atividades do Ano Internacional das Cooperativas. A feira teve início nesta terça-feira (15/05), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado junto à BR 251 km 5, a 60 quilômetros de Brasília. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Erikson Chandoha, representou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho na solenidade.

 

Novas tecnologias - “É uma oportunidade para o produtor que quer ver novas tecnologias, investir em inovação, ver as novidades do mercado em máquinas e equipamentos, além de aprender uma agricultura de precisão”, avalia Chandoha. Durante os cinco dias de feira, que se encerra no sábado, dia 19 de maio, o Mapa promove ações relativas às comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, como 2012 foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Vamos começar as festividades e as negociações por esse grande evento, a Agrobrasília”, completa.

 

Visitação - Além das atividades, dois pavilhões do ministério, de 600 m² e um estande de 200 m² estão abertos para a visitação do público. O Pavilhão do Cooperativismo conta com a participação de 32 cooperativas, sendo seis de países sul-americanos: Argentina (2), Uruguai (2) e Paraguai (2). O outro é exclusivo para a apresentação do Projeto Rota da Cooperação (Rotacoop), que pretende implementar gestões profissionais dentro das cooperativas focadas na gestão interna e nas demandas de mercado. O projeto é uma iniciativa interministerial com a participação do ministério e de mais 15 cooperativas. No estande, a Embrapa também apresenta lançamentos como o Feromônio, para controle de pragas. (Mapa)

Conteúdos Relacionados