Evento discutirá controle da broca-do-café

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Londrina receberá cientistas brasileiros e estrangeiros, reconhecidos entre os melhores da sua especialidade, a partir do próximo domingo, 28, até quinta-feira, 2 de dezembro, durante o Workshop Internacional sobre Manejo da Broca-do-café. Promovido e realizado pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná através do Instituto Agronômico do Paraná, Iapar, o workshop acontecerá no centro de eventos do Hotel Sumatra (avenida Souza Naves, 803).

Palestras - Linneu da Costa Lima, secretário nacional de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura Abastecimento e Pecuária, proferirá a palestra O Agronegócio Café, após a solenidade de abertura do evento, domingo, 28, às 19 horas. O tema do workshop reflete a preocupação com "a definição das melhores táticas do ponto de vista ecológico e econômico, e com as linhas de pesquisa a serem desenvolvidas para a implementação de um programa de manejo da broca-do-café que seja adequado e eficiente para os diferentes agroecossistemas onde a cafeicultura está inserida", explica o coordenador do evento Amador Villacorta Mosqueira, pesquisador da área de Proteção de Plantas do Iapar.

Objetivos - Os objetivos do workshop são: divulgar as principais práticas de controle do inseto adotadas atualmente nos países produtores; identificar as principais limitações; implementar táticas ecológicas, que vêm sendo utilizadas isoladamente, para otimizar o manejo da praga nos diferentes sistemas de produção do café. A metodologia escolhida - mesas redondas, seguidas de debates - permitirá amplas discussões, com a participação de todos os segmentos da cadeia produtiva, sobre os temas: bioecologia da broca e efeito dos danos do inseto na qualidade da bebida; uso do modelo do café; amostragem da broca; emprego de armadilhas para a captura e monitoramento da broca; controle com defensivos químicos e botânicos; controle biológico com uso de parasitóides e do fungo Beauveria bassiana e desenvolvimento de variedades resistentes à broca. Participarão do Workshop Internacional profissionais com atuação destacada na área, do Brasil e exterior, professores universitários, pesquisadores, técnicos de empresas da assistência técnica e extensão rural, alunos de pós-graduação, produtores e empresários do agronegócio café.

Conteúdos Relacionados