Featured

Gallassini, presidente do Conselho da Coamo, participa de evento nacional de RH, em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

O presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, participou, na manhã desta sexta-feira (18/07), em Curitiba, como entrevistado especial durante a abertura do XXIII Enarh – Encontro Nacional de Recursos Humanos, promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD/PR). Ele também foi homenageado como Personalidade do Ano, com uma placa entregue pelo diretor da entidade, Ademar Ramos, acompanhado pelos superintendentes, Nelson Costa, da Fecoopar e José Ronkoski, do Sescoop/PR, em reconhecimento à sua liderança cooperativista e empresarial.

Durante 1h30, ele foi entrevistado pelo jornalista e coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, durante um talk show, e falou sobre empreendedorismo e liderança para uma plateia lotada por profissionais da área de Recursos Humanos de todo o país. Natural de Brusque, Santa Catarina, Gallassini tem 84 anos e é formado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Iniciou suas atividades em Campo Mourão, em 1968, como extensionista da Acarpa, hoje IDR-PR. Ele participou diretamente na constituição da cooperativa. Em 1970, assumiu como gerente da cooperativa a convite do presidente Fioravante João Ferri. Em1975, aos 35 anos, foi eleito presidente da Coamo, hoje, num novo formato de governança, estabelecido desde a mudança estatutária de 2019, se tornou Presidente do Conselho da cooperativa que tem como Presidente Executivo contratado, Airton Galinari.

Perguntado sobre o sucesso da cooperativa nesses anos todos, ele afirmou que três pontos definem a trajetória da cooperativa nessas mais de cinco décadas: Transparência, honestidade e confiança. Segundo ele, algo que precisa ser adquirido sistematicamente e não se conquista gratuitamente. “A repetição de ações sérias, transparentes é que definem a confiança, tanto dos cooperados, clientes e do mercado. O cooperativismo depende da credibilidade junto ao quadro social. O cooperado precisa sentir que a cooperativa é sua e está ao lado dele, o tempo todo. Ele é o verdadeiro dono da cooperativa. Esse é um dos motivos principais do sucesso da Coamo nesses 55 anos de atuação no sistema cooperativista paranaense e brasileiro”, frisou.

O dirigente contou que a Coamo é o resultado do “sonho de 79 agricultores” e que se transformou na maior cooperativa da América Latina.  Fundada no dia 28 de novembro de 1970, surgiu da união de homens que buscavam o bem comum e o crescimento. Alicerçada na solidez, a Coamo enfrentou desafios ao longo de mais de cinco décadas de história, mantendo sempre a estabilidade econômica e se tornando referência para o sistema cooperativista, não só no Paraná como no Brasil. Em 2024, a cooperativa alcançou um faturamento de aproximadamente R$ 29 bilhões, reunindo 32 mil cooperados e gerando mais de 10 mil empregos diretos.

Nesses 55 anos de história, cooperados, diretoria e funcionários formam o tripé que impulsiona o desenvolvimento e o progresso de dezenas de municípios e comunidades nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, impactando diretamente a vida de mais de 150 mil pessoas.

FOTOSJúlia Duda e Samuel Milléo Filho / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados