Especialista alerta sobre viabilidade do controle da ferrugem da soja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Depois de uma terça-feira escaldante em que a temperatura ambiente medida pelo Iapar chegou aos 39,6 ºC à sombra e a temperatura do solo a descoberto alcançou 57,2 ºC, a chegada de uma frente fria deixou o céu nublado e trouxe chuva forte durante o dia de campo sobre culturas de verão da C.Vale. Os produtores que estiveram no Campo Experimental C.Vale acompanharam palestras sobre manejo de culturas de verão. O pesquisador da Embrapa Carlos Forcelini disse que a ferrugem asiática começou a atacar as lavouras brasileiras mais cedo na safra 2005/06 em relação à anterior. No Oeste do Paraná, a doença apresenta níveis de contaminação de lavouras menores que em 2005 devido ao clima seco, comentou. Com os prejuízos que vêm sendo causados pela estiagem, o produtor deve avaliar a viabilidade econômica do controle da doença. Ele explicou que a ferrugem asiática reduz a produtividade em meia saca de soja por alqueire/dia, em média.

Retorno - Forcelini avalia que a aplicação de fungicida para controlar a doença só é compensadora caso o período para que as plantas completem o enchimento dos grãos seja superior a dez dias. “Caso contrário, o retorno seria menor que o custo da aplicação”, alertou o pesquisador. Ele elogiou o dia de campo dizendo que o evento “é um espaço técnico onde a prioridade é a tecnologia da informação”.

Landini - Os produtores que participaram do dia de campo nesta quarta-feira puderam conhecer os tratores Landini, que a C.Vale passou a revender. A cooperativa tornou-se concessionária da marca italiana. Outra atração é a Ferrari que Rubinho Barrichello pilotou em 2002. O carro de Fórmula 1 foi trazido por uma fabricante de lubrificantes. A organização do dia de campo informou que 4.500 produtores estiveram no Campo Experimental C.Vale ontem, ampliando para 7.500 o número de visitantes em dois dias. O evento chega ao final nesta quinta-feira (19/01) com rodadas de palestras às 9h30, 10h30 e 14h e dinâmica de máquinas às 15h30. (Imprensa C. Vale)

Conteúdos Relacionados