Encontro de Cooperados da Coamo fecha com mais de 4 mil cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Termina nesta sexta-feira à tarde o 18º Encontro de Cooperados da Coamo, totalizando cerca de 4.500 participantes presentes desde a abertura, que ocorreu no dia 2/02. O dia de hoje foi destinado exclusivamente aos técnicos que atum no setor, estando presentes mais de 500 pessoas vindas das mais diferentes instituições de todo o Brasil, de cooperativas, universidades, centros de pesquisa e empresas que atuam na área de produção de insumos diversos. O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, fez a abertura solene dos trabalhos da manhã de hoje, acompanhado de diretores, conselheiros e executivos da cooperativa. O analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti, que participa do dia de campo de hoje, afirmou que a organização e a qualidade são destaques do encontro de cooperados Coamo.

Números -A cooperativa selecionou, neste ano, 12 dos mais de 130 trabalhos desenvolvidos na Fazenda Experimental durante o ano. Os assuntos das estações são os de maior interesse dos agricultores; novas variedades de plantas, adubação, dessecação, aplicação de defensivos, manejo de pragas, doenças, pulverização, mata ciliar e devolução de embalagens. Os participantes do encontro são divididos em grupos, ficando 45 minutos em cada estação, tendo em média 8,5 horas/dia de aulas sobre as mais modernas tecnologias. Os palestrantes são especialistas da própria Coamo, das instituições parceiras (Iapar, UFPR, Embrapa, Fundação Meridional, Universidade Estadual de Maringá e Coodetec), totalizando uma equipe de 110 profissionais. São proferidas duas palestras relâmpago, cada uma de 10 minutos, uma sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos e a outra sobre recomposição de mata ciliar.

Informações tecnológicas – Os participantes do encontro da Coamo têm a oportunidade de manter contatos e trocar idéias com renomados pesquisadores que, ao lado dos técnicos da Coamo, integram uma equipe de 110 profissionais responsáveis pelo repasse de informações atualizadas sobre temas da agricultura, pecuária e meio ambiente. Segundo o engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, chefe da Fazenda Experimental Coamo e coordenador geral do evento, um público de quatro mil cooperados vindos de todos os 53 municípios da área de ação da cooperativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul visitaram as estações. “Com uma didática simples e dinâmica, os cooperados receberam informações que por certo farão a diferença no dia-a-dia das suas propriedades. O evento foi um grande sucesso e mais uma vez confirmou que a Coamo está no caminho certo, atuando como agente de desenvolvimento no aprimoramento dos conhecimentos dos seus produtores”, avalia Joaquim Mariano.

Conteúdos Relacionados