Dia Nacional do Cerrado: Cocari celebra seu crescimento, valorizando um dos biomas mais ricos do Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 11 09 2025Nesta quinta-feira (11/09), é celebrado o Dia Nacional do Cerrado, uma data que, desde sua criação em 2003, busca valorizar um dos biomas mais importantes do Brasil. Com uma biodiversidade impressionante e essencial para os recursos hídricos do país, o Cerrado é fundamental para a economia e o meio ambiente brasileiro.

Crescimento e sustentabilidade

A Cocari chegou ao Cerrado em 1984, com o firme propósito de expandir suas operações além do Paraná. A oportunidade de atuar na região surgiu por meio do Prodecer (Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados), uma iniciativa de cooperação técnica e financeira entre o Brasil e o Japão, implementada por volta de 1979, pelo Governo Federal, com o objetivo de tornar o Cerrado brasileiro mais produtivo e explorar seu potencial agrícola através da adoção de técnicas modernas.

Com o apoio do Prodecer, a Cocari abriu oportunidades para a ida de cooperados paranaenses, incentivando, mostrando as vantagens e fazendo com que acreditassem no projeto e investissem na nova região, que apresentava grande potencial de valorização para os negócios.

A cooperativa operou no Cerrado até 1994 e, após uma pausa estratégica, a Cocari retornou para a região em 2009, alugando, a princípio, entrepostos em Cristalina e Campo Alegre de Goiás, impulsionando o crescimento da cooperativa, e renovando a confiança entre seus cooperados. "Em nome da Cocari, preciso primeiro ressaltar a importância desse bioma para a cooperativa, tanto no aspecto econômico quanto no ambiental", destaca o presidente da Cocari, Marcos Trintinalha.

Compromisso com o desenvolvimento

Trintinalha enfatiza que a Cocari sempre buscou o desenvolvimento sem comprometer a preservação ambiental. "Foi isso que permitiu e possibilita que, mesmo com toda a abertura que houve naquela região, ainda tenhamos o mesmo clima de anos atrás, e melhorando cada vez mais a produtividade", analisa.

Com 16 unidades entre Goiás e Minas Gerais, a Cocari tem investido continuamente na estrutura de atendimento aos produtores e na recepção das safras, reforçando a importância do Cerrado para o crescimento da cooperativa.

Potencial produtivo

O Cerrado cobre 25% do território brasileiro e concentra uma das maiores biodiversidades do mundo, o que favorece uma excepcional produção de grãos e alimentos que abastecem o Brasil e o mundo.

Para a Cocari, é uma área fundamental para suas ações. "O Cerrado é uma região muito importante para nós, e temos muito o que comemorar nessa data, no sentido de continuar produzindo, cada vez mais”, aponta Trintinalha, considerando os cooperados, equipes técnicas e todas as unidades para onde são levados os produtos e serviços da cooperativa. “Constantemente investimos na estrutura de atendimento aos produtores e para a recepção adequada de suas safras”, comenta.

Ele destaca o potencial produtivo do Cerrado. “Podemos comemorar nossa produtividade atual. Saímos de uma produtividade muito baixa no início das ações para hoje estar entre as grandes produtividades, tanto nas áreas de sequeiro quanto nas áreas irrigadas, seja na safra normal, seja na segunda safra, a safrinha. Isso faz com que a região se fortaleça cada vez mais”, enfatiza.

Futuro promissor

Para a Cocari, atuar no Cerrado é construir relacionamentos sólidos com os produtores locais e oferecer segurança nas transações comerciais. Isso aliado à importância de equilibrar a produção com a conservação, respeitando as características e valorizando a história das regiões por anda avança, contribuindo para o crescimento dessas áreas e escrevendo a história da Cocari.

“Estamos juntos nesse processo e a Cocari quer continuar por muito mais tempo, seguir investindo no Cerrado, nos produtores, nossos cooperados, levando tecnologia e consultoria para produzirem mais, recebendo a produção dos nossos associados, sem jamais descuidar dos esforços para manter o bioma vivo, com a sua flora, sua fauna”, declara o presidente da Cocari. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados