Copagril comemora 35 anos na terça-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na próxima terça-feira, dia 09 de agosto, a Copagril - Cooperativa Agrícola Mista Rondon -, completa mais um aniversário e para comemorar a data, vai realizar o segundo sorteio da “Campanha Copagril 35 anos”. A solenidade acontece às 16h30, em frente ao Supercopagril. Serão sorteados 35 prêmios, entre eles, uma moto Biz 0 Km, um refrigerador 270 litros, freezer, ar condicionado, lavadora de roupas, fogão e televisor 14”. Será realizado ainda um sorteio de dezenas de brindes entre as pessoas que estiverem presentes no local.

Os 35 anos - A fundação da Copagril aconteceu em 09 de agosto de 1970, e suas atividades iniciaram-se em 1º de setembro do mesmo ano, num prédio alugado na Rua Dom João VI, onde a cooperativa recebeu seus primeiros produtos num armazém inflável. Desde a inauguração a Copagril objetiva a expansão. Meta que pôde ser alcançada através dos investimentos na construção de novas unidades, ampliação de armazéns, incremento de tecnologias e o desenvolvimento do capital humano por meio da capacitação de funcionários e associados. Tudo isso sem deixar de apostar em atividades da área social. O resultado do trabalho se reflete nos números, hoje a cooperativa já tem registrado cerca de 3.600 associados.

Novas alternativas - No ano de 2000 o projeto mais audacioso da cooperativa começou a ser colocado em prática. A Copagril apostou em novas e audaciosas alternativas, tendo a avicultura como principal foco de atuação. Agora a Copagril busca, através do atual diretor presidente, Ricardo Sílvio Chapla e do diretor vice-presidente, Adelar Osmar Borth, trabalhar em prol da consolidação da marca, demonstrando credibilidade e reconhecimento, tanto em âmbito local como externo, e desta forma oportunizar melhorias para o associado. Na opinião de Chapla, o sucesso dos 35 anos da Copagril é resultado de atividades bem desenvolvidas desde o início de sua fundação.“Sempre estivemos preocupados em contribuir com a qualidade de vida do nosso quadro social. Por isso apostamos na diversificação de culturas, proporcionando alternativas para arrecadação de renda”, afirma.

Atividades - A Unidade Industrial de Aves Copagril gera cerca de 400 empregos na linha de produção. Até o dia 10 de agosto está previsto o primeiro embarque de produtos com destino ao Japão. Além de contribuir com a receita do município, a Copagril investe em diversas outras áreas, como por exemplo no esporte. Através da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), cerca de 300 crianças de diversas idades integram a Escolinha da AACC e praticam o futebol de campo e o futsal. O objetivo deste projeto é promover a interação social e a recreação nas crianças. Já a equipe profissional Copagril/MCRondon de Futsal participa atualmente da segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro.

Fortalecimento do cooperativismo - Para seu quadro social, a cooperativa oferece apoio através da Associação dos Clubes de Jovens Cooperativistas (ACJC), que tem a participação de cerca de 800 jovens e promove anualmente a Maratona Cultural, Concurso dos Projetos Agrícolas, Olimpíadas Esportivas e Escolha da Rainha ACJC e da Associação dos Clubes Femininos Cooperativistas (ACFC), com aproximadamente 500 participantes e a realização do Encontro Anual dos Clubes Femininos, o Concurso de Pratos e ainda as Olimpíadas. Todos esses eventos acontecem com o intuito de promover a interação entre os associados e fortalecer o cooperativismo.

Maratona - Com o intuito de promover a interação social dos jovens cooperativistas, a Copagril realiza neste sábado (06/08), a partir das 19 horas, no Centro Cultural Elói Urnau, em Marechal Cândido Rondon, a Maratona Cultural da Associação dos Clubes de Jovens Cooperativistas (ACJC). A programação desta etapa inclui apresentações de teatro, com temas de drama ou comédia, e poesia. Foram realizadas inscrições de 7 grupos teatrais e 12 declamações de poemas. O valor do ingresso é de apenas R$ 1,00. A segunda fase da Maratona Cultural acontece no dia 20 de agosto, em Linha Golondrina, Entre Rios do Oeste. Lá acontecem as apresentações de dança folclórica, rítmica e ainda, ginástica rítmica. Na categoria musical, as apresentações serão em solo, dueto, trio, quarteto e coral. De acordo com o presidente da ACJC, Ivano Schmidt, o objetivo não é angariar lucros para a associação e sim desenvolver nos jovens o interesse pela arte. “Queremos levar a cultura para as comunidades, despertar o interesse pela arte e promover o encontro entre os associados para fortalecer ainda mais o cooperativismo”, afirma o presidente.

Conteúdos Relacionados