COPACOL I: Abatedouro de peixes, uma nova alternativa de renda aos produtores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mostrando mais uma vez o seu pioneirismo, a Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata, com sede no município de Cafelândia, região Oeste do Paraná, dá início ao sistema integrado de peixes, como uma nova e importante alternativa de renda para seus cooperados. Para marcar esta nova fase, ela inaugura em Nova Aurora, no dia 27 de junho, a Unidade Industrial de Peixes, um investimento de R$ 15 milhões. Segundo o presidente da cooperativa, Valter Pitol, ao longo destes quase 45 anos de atuação, a Copacol sempre focou a busca de novas alternativas para diversificação de atividades de seus cooperados, visando maior renda e geração de emprego na região onde atua. Um exemplo desta preocupação é o setor avícola, que hoje reponde por mais de 60% do faturamento da cooperativa. "Graças ao empenho de nossos cooperados e colaboradores temos um produto e excelente qualidade, reconhecido no cenário nacional e internacional o mesmo desejamos conquistar com este novo produto que é o peixe", lembra Pitol.

Abate - O sistema de integração entre a cooperativa e 150 piscicultores cooperados, compreende desde o processo de produção, até o abate e a comercialização dos produtos a base de tilápia para o mercado interno e externo. O abate inicial será de 10 toneladas de tilápia ao dia, com previsão de alcançar 50 toneladas diárias em 2012. Nesse momento, 100 novos empregos diretos serão oportunizados na nova atividade.  "Dessa forma, a Copacol continua a investir no crescimento integrado, onde as bases para o sucesso estão apoiadas no fortalecimento dos associados, na geração de empregos e no desenvolvimento dos municípios de sua área de atuação", destaca o dirigente.

Desempenho - Da produção de carnes de frango, cerca de 40% é exportada para mais de 25 países, incluindo os mercados mais exigentes. A suinocultura e a bovinocultura surgiram em parceria com a Cooperativa Central Frimesa, com o mesmo propósito de oferecer uma oportunidade de renda para os associados.  Contando hoje com 4,3 mil associados, mais de 6 mil colaboradores diretos e prevendo um faturamento para 2008 de R$ 870 milhões, os projetos de  Copacol não param por aí. Em outubro de 2008, a Copacol comemora o seu 45° aniversário. E desde a sua fundação em 23 de outubro de 1963, realizada pelo Padre Luís Luise e mais 32 agricultores da região, o pioneirismo passou a ser marca registrada da cooperativa. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

Conteúdos Relacionados