COPACOL: Cooperativa entra na lista da 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), com sede em Cafelândia, foi incluída na 14.ª edição do Guia Você S/A-Exame - As melhores Empresas para Você Trabalhar, que circulou em todo país no mês de setembro. São 150 empresas listadas e que se destacam por unir os valores e os desejos dos funcionários à cultura e aos objetivos estratégicos das organizações. O guia é fruto de um estudo conduzido pela revista Você S/A e desenvolvido pela FIA - Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo. A publicação traz rankings e perfis das empresas separados por setor e porte, listas das melhores companhias, do salário médio por setor e uma reportagem especial sobre a empresa do ano. Ao todo, 541 empresas se inscreveram no processo e mais 137.000 funcionários responderam à pesquisa. As 225 companhias preclassificadas receberam visitas dos jornalistas da Você S/A, que ajudaram a definir a lista final.

Felicidade - A Copacol pelo quarto ano consecutivo marca presença no Guia. Em 2010, a cooperativa se destacou no quesito "Felicidade no Trabalho". Segundo a supervisora do departamento de gestão de pessoas, Andréa Girotto, a prioridade da área de Recursos Humanos da cooperativa é "manter o pessoal capacitado, satisfeito e alinhado com os objetivos definidos para 2013, quando completaremos 50 anos". Na avaliação feita Guia Você S/A-Exame, muitas empresas se orgulham de ter um clima familiar, mas poucas chegam ao nível da Copacol. A cooperativa emprega famílias inteiras, até porque a mão de obra da cidade nãoé suficiente para preencher as vagas. Entre 2005 e 2009, o número de funcionários saltou de 4.300 para 6.500 e a empresa passou a recrutar em municípios localizados num raio de até 100 quilômetros da sua sede, em Cafelândia. Os familiares que não trabalham na Copacol, participam de diversos programas e iniciativas da cooperativa, a exemplo da bolsa de estudos, aberta a filhos de funcionários e associados. Há também 21 grupos femininos que se reúnem periodicamente para discutir os mais diversos temas - de relações humanas a jardinagem - e qutro grupos de jovens que passam por treinamentos para ter acesso às oportunidades de trabalho na cooperativa. Só esses dois tipos de grupo reúnem quase 1000 familiares de funcionários e associados.

Oportunidades - A julgar pelo plano de aumento de faturamento em cinco anos - dos atuais 1,2 bilhão para 2 bilhões de reais -, oportunidades não faltarão. Pela geração de empregos e apoio a serviços públicos (como a manutenção de creches e os programas de construção de casas para empregados, que já construiu 50 unidades para revendê-las financiadas a preço de custo), a cooperativa tem importância vital para Cafelândia e arredores. Nos últimos anos, passou a demonstrar preocupação especial também co m o meio ambiente - no ano passado, investiu 3,5 milhões de reais em ações de tratamento de água e efluentes, destinação de resíduos e preservação, com destaque para o trabalho de recomposição das matas ciliares e preservação de rios. (Com informações Guia Você S/A-Exame)

Conteúdos Relacionados