COPA COAMO: Nova Santa Rosa foi a equipe campeã de 2009

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de três mil pessoas prestigiaram a fase final da 10ª Copa Coamo de Cooperados - Futebol suíço no último sábado em Campo Mourão, com as presenças dos 33 campeões regionais representantes das etapas classificatórias nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.  O evento contou com a presença do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. As festividades começaram com um emocionante cerimonial no ginásio da Arcam às 8h30 que foi marcado pela beleza e criatividade.   A cada edição da Copa Coamo um tema diferente é apresentado. Após o estado do Rio Grande do Sul em 2005 e do Paraná na anterior, neste ano a homenagem foi para o estado de Santa Catarina, que encantou a todos nascidos ou não no estado catarinense: "Um estado com praias de areia branca, matas tropicais e serras nevadas. Pescadores açorianos, agricultores italianos e industriais alemães. Uma terra de belos e definitivos contrastes, e por isto mesmo, tão fascinante".

Atrações - No cerimonial foi apresentado um cenário mostrando a pira olímpica e várias imagens: o litoral, a ponte Hercílio Luz, a mulher rendeira, figura tradicional catarinense da praia da Lagoa da Conceição, a figueira, árvore centenária e frondosa que deu origem ao nome do time Figueirense. Sem contar as crianças, representando Gustavo Kurten,  esportista campeão; Vera Fischer (Miss Brasil 1969) e Paula Eduarda (Miss Brasil Mirim 2009); e suas indústrias localizadas em centros industriais diversificados. Também, foram atrações, as apresentações do Grupo Folclórico Volkstanzgruppe e o Coral do Grupo Amigo de Canto Alemão, que vieram respectivamente de Blumenau e Brusque, importanteds cidades catarinenses, formadas por descendentes de imigrantes.

Juramento - O cooperado Danilo Schuelter, da equipe Castelo, de Manoel Ribas, conduziu a pira e o acendimento do fogo, enquanto Gilberto Griss, da equipe Linha Cascata, de São Domingos, proferiu o Juramento do Atleta.Orgulho - "A Copa Coamo é uma grande festa do cooperativismo, integra e fortalece a união e é orgulho da família Coamo. A abertura homenageando Santa Catarina foi emocionante e provocou uma alegria e emoção muito grande não só nos corações dos catarinenses, mas de todo o grande público", avalia José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.

Campeão - A decisão da 10ª Copa Coamo foi entre os times de Jóia do Oeste, de Nova Santa Rosa e G.O. Dez, de Toledo, sendo campeão Nova Santa Rosa após empate no tempo normal e vitória nos pênaltis por 3 a 2. Em terceiro lugar ficou Rio do Meio, de Pitanga, com a vitória nas penalidades sobre o Custódião, de Peabiru. A solenidade de encerramento prestigiada pela diretoria da Coamo e autoridades, aconteceu no ginásio da Arcam com a entrega dos troféus e medalhas aos atletas e dirigentes dos quatro primeiros colocados.

Copa da Disciplina - Para a organização do maior evento esportivo do Brasil rural pode ser considerado a Copa da Disciplina, haja vista que na final em quarenta jogos foram marcados 101 gols e no campo disciplinar foram distribuídos apenas 43 cartões, dos quais três azuis e nenhum vermelho.  "A 10ª Copa Coamo contabiliza números impressionantes. Com a inscrição de 500 equipes e presença de  7.500 atletas, o evento recebeu mais de 25 mil pessoas participantes. Nos campos foram disputados 565 jogos, marcos 1..491 gols, distribuídos 232 cartões amarelos, 29 azuis e apenas e tão somente um cartão vermelho. Realmente, foi a Copa da Disciplina", afirma Nei Leocádio Cesconetto, presidente da Comissão Organizadora da 10ª edição da Copa Coamo de Cooperados. (Assessoria Coamo)

Conteúdos Relacionados