SESCOOP/PR 10 ANOS: ITC promove intercâmbio cultural entre cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Que o Paraná é um celeiro agrícola, todo mundo já sabe. Também não é novidade que no estado o cooperativismo deu certo. Mas bastou uma oportunidade, para que os paranaenses mostrassem que também são bons produtores de arte e cultura. E é durante o Intercâmbio Cultural entre Cooperativas (ITC), em parceria com a Ocepar e com as cooperativas, que os talentos artísticos das cooperativas se revelam.

O ITC já está na sua terceira edição. Este ano, reuniu em Curitiba, no mês de julho, cerca de 400 participantes, entre colaboradores, cooperados e filhos de associados. Os artistas representaram doze cooperativas: Agrária, Castrolanda, Coasul, Cocamar, Cocari, Copacol, Corol, Nova Produtiva, Copagril, Coagru, Unimed Curitiba e Sicredi Paraná. 

A idéia do ITC é incentivar as manifestações artísticas, divulgar o trabalho dos artistas e, como o próprio nome do evento sugere, promover o intercâmbio cultural entre os cooperativistas e cooperativas.  Sendo assim, a programação do ITC é multicultural. Ela abrange apresentações de teatro, dança, música, declamação de poesias, coral, arte circense, exposição de artesanato e de obras de arte.

O ITC ainda é uma oportunidade para que as cooperativas mostrem o que estão fazendo para apoiar a arte e a cultura entre os seus colaboradores, cooperados e comunidade. A Nova Produtiva, por exemplo, trouxe para o 3.º ITC o Grupo Chora Viola, formado por 25 músicos, todos cooperados, colaboradores e moradores do pequeno município de Ângulo, no interior do Paraná. O talento dos músicos arrancou aplausos e elogios do público do ITC. Já a Coasul, de São João, trouxe o Grupo de Arte Circence Bombeiros da Alegria, formado por 30 jovens e crianças, com idade entre 11 e 19 anos. O apoio da Coasul, mais do que garantir a manutenção do grupo, contribui para que o Brasil inteiro conheça o talento da troupe.

O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, lembra que o ITC também promove a intercooperação entre as cooperativas. "Este ano, foram vários os exemplos em que uma cooperativa colaborou com outra", conta. O gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR, Gerson Lauermann, completa que o ITC é uma chance para que novos talentos sejam revelados. Este é o  caso dos irmãos Lélio Marques Cavalcanti e Bruno Cavalcanti, que fizeram durante o 3.º ITC a sua primeira apresentação como uma dupla. "Acreditamos que ITC pode ser o pontapé inicial da nossa carreira e possivelmente a realização do sonho de futuramente até gravar um CD", disseram. Lélio é funcionário e cooperado do Sicredi Nossa Terra, de Cafelândia, e Bruno é funcionário da Copacol, cooperativa da qual os pais são associados. (Matéria publicada na revista Paraná Cooperativo / Agosto 2009 / Edição especial 10 anos Sescoop/PR)

Conteúdos Relacionados