COOPERATIVISMO I: Música, teatro e alegria marcaram o início da campanha “Você sabia?” na Cocari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A campanha “Você sabia?”, ação conjunta em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, teve atividades realizadas na sexta-feira (28/09) por todas as cooperativas paranaenses, que se uniram na difusão dos conceitos cooperativistas. A data, batizada de “Dia C”, em alusão ao ato de cooperar, foi marcada pela presença dos jovens. Na Cocari, o Dia "C" reuniu visitantes, colaboradores e cooperados no entreposto de Mandaguari.

Paródia musical – Com foco no tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, os jovens apresentaram uma paródia da música “Camaro Amarelo”, destacando a melhoria na vida dos produtores rurais que se associam às cooperativas. “Agora eu fiquei forte, forte, forte”, diz o refrão. Rafael Ravar, que contribuiu para a criação da paródia, explicou o que o inspirou. “O campo está mudado e, hoje, a gente consegue muita coisa graças as parcerias que tem com a cooperativa. A Cocari deu espaço para o jovem e  está dando um norte, mostrando pra gente que é possível continuar no campo, se desenvolver e desenvolver o campo. Eu, como agricultor, trabalho com café, já fiz faculdade, estou fazendo pós-graduação e não pretendo sair  do campo. Estou buscando conhecimento, me preparando para desenvolver a minha região, juntamente com a Cocari, com produtores, amigos, vizinhos. E na música, a gente tentou passar isso.”

Teatro – A peça de teatro encenada pelos jovens da Cocari destacou a visão da cooperativa na igualdade de tratamento dispensada a todos os cooperados, pequenos ou grandes, finalizando a apresentação com cartazes que diziam: E a diferença? Na Cocari não há diferença!

Vídeo – O vídeo gravado pelos jovens chamava a atenção para as atividades desenvolvidas pelo sistema cooperativista e pela Cocari.  Eliezer Shigueo Takahashi Luciano, que participou da divulgação das ações no vídeo, comentou o quanto aprendeu e como sua visão sobre o trabalho de cooperativas mudou depois que passou a fazer parte da Liderança Jovem da Cocari.”Eu achava que cooperativa funcionava como se fosse uma empresa. Agora eu sei que a cooperativa é muito mais que uma empresa, e que, além de ajudar ao produtor, ainda se preocupa com o lado social da comunidade em que está inserida. E o jovem, quando descobre isso, vai querer produzir, vai querer ser produtor, investir na sua cooperativa, para que ela cresça e traga mais benefícios para a sociedade.”

Divisor de águas – Segundo Eliezer, os conhecimentos ele levará para a vida. “Hoje dá para diferenciar muito bem o Eliezer de antes e o de agora. Tem uma linha divisória muito nítida. Eu era uma pessoa tímida, hoje sou mais expansivo, consigo falar melhor, me comunicar. Antes, não pensava muito na sociedade. Eu pensava no meu crescimento profissional, mas agora eu sei que tenho que me preocupar com a sociedade em que estou inserido, com os impostos que a gente paga. Muda a mentalidade. A gente passa a querer crescer, mas quer ajudar às outras pessoas a crescerem também, quer ajudar a sua cooperativa crescer. A gente passa por uma verdadeira transformação”, acrescentou Eliezer.

Jovens e criativos – O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, destacou a atuação dos jovens da Cocari nos eventos dos quais participam, elogiando a criatividade, a eficiência e a alegria consciente de que dão provas em cada oportunidade. “De novo foi demonstrado, nesse evento promovido pelo Sescoop, que nós temos uma liderança jovem diferente, e diferente para melhor, tanto no espírito, quanto no relacionamento e companheirismo entre eles, e na alegria, que é muito inerente ao jovem. Eles conseguem demonstrar a preocupação em fazer direito, fazer bonito, bem feito, para que o futuro deles seja melhor”, enfatizou.  “E é responsabilidade nossa também que eles possam ter esperança e que essa esperança seja justificada por atos que todos nós podemos ter, numa integração dos jovens com aqueles que têm um pouco mais de experiência”, reforçou Sebold. O presidente recebeu das mãos do jovem Eliezer um adesivo do projeto Você Sabia?,  dando, assim, por oficializado o lançamento da campanha na Cocari.

Representatividade – O vice-presidente da cooperativa, Marcos Trintinalha, observou a importância da ação conjunta, dando conta da representatividade do cooperativismo e do quanto é importante destacar a forma de atuação, expansão e alcance do trabalho das cooperativas. “Quando se fala em números de cooperados no Brasil e de todos os segmentos em que as cooperativas atuam, se abre uma amplitude maior desse alcance. E a atuação do jovem é muito importante para levar aos que não conhecem as informações sobre o sistema e os benefícios que pode trazer de forma geral. É muito mais fácil trabalhar em conjunto do que sozinho”, reforçou. (Imprensa Cocari)

{gallery}noticias/2012/outubro/02/cooperativismo_I/{/gallery}

Conteúdos Relacionados