Cooperativas participam do Show Rural Coopavel no estande da Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante a realização do Show Rural, o Sistema Ocepar estará com um estande de 120 metros quadrados, apresentando os produtos e serviços do cooperativismo paranaense. A estrutura estará montada próximo ao espaço destinado à Coopavel, praticamente no centro da área de exposição. Os visitantes poderão conferir um mix de produtos cooperativos, primários e industrializados, muitos dos quais vão à mesa do consumidor e tem como destino o mercado brasileiro e também o internacional, fortalecendo a presença no sistema nas exportações.

Suinocultura - O estande de suinocultura no Show Rural Coopavel 2005, que é coordenado pelo departamento de integração de suínos da Coopavel (Gesuinos), terá como uma das principais atrações um Laboratório Central de Inseminação. Ele foi montado em parceria em parceria com a empresa multinacional alemã Minitub do Brasil, sediada em Porto Alegre – RS. Durante os cinco dias do evento, técnicos da empresa farão a demonstração dos sistemas de coleta e processamento de sêmen. "O local foi montado com paredes transparentes, para que o visitante possa acompanhar todo o trabalho", explica o gerente da Gesuinos, Mário Zambiazi. De acordo com o médico veterinário Alexandre Marchetti, da Minitub do Brasil, a inseminação artificial em suínos é mais comum do que se imagina. "São comercializadas no país de 5 a 6 milhões de doses de sêmen por ano, o que representa 900 mil fêmeas inseminadas", comenta.

Meio ambiente - Em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, a Coopavel instalou no estande uma mini-propriedade que apresenta o ciclo completo de criação de suínos, da gestação dos filhotes até a terminação (engorda). O trabalho em conjunto abrange também orientações aos visitantes sobre questões ligadas ao meio ambiente. O destaque nessa área é a apresentação de sistemas de tratamento de dejetos (lagoas) e possibilidade de instalação de biodigestores nas propriedades. "No biodigestor, os dejetos são transformados em gás metano, que pode até ser utilizado para produção de energia elétrica", comenta Mário Zambiazi, da Coopavel. Os suinocultores também podem ver como funciona um sistema de compostagem de suínos, onde são depositados animais mortos e restos de parição. A exemplo do que já é feito na avicultura, a construção de composteiras nas granjas suinicolas é considerada importante para evitar a disseminação de doenças.

Iapar mostrará biodiesel - O grande destaque do Iapar no Show Rural 2005 são as plantas para obtenção de biodiesel com potencial para adaptação ao clima e solos do Paraná. “Ainda estamos estudando essas espécies, mas elas podem se consolidar como alternativas de renda para o produtor”, afirma o pesquisador Nelson da Silva Fonseca Jr. Cártamo, girassol, amendoim, mamona, canola e nabo-forrageiro são as oleaginosas em demonstração nesta unidade. O Iapar montou uma vitrine de tecnologias para auxiliar o produtor a planejar o plantio da próxima safra. “A intenção é mostrar as alternativas para que o produtor possa se preparar bem”, resume o pesquisador Luiz Alberto Cogrossi Campos. O espaço contempla variedades e linhagens de trigo, triticale, centeio, aveia e cevada forrageira.

Seringueira e cinamomo gigante - Outra novidade do Iapar são as espécies florestais para uso na propriedade com a finalidade de obter renda e, ainda, preservar o meio ambiente. O exemplo é o consórcio de seringueira com o cinamomo gigante, que permite aproveitar as boas características das duas espécies. A seringueira entra em produção aos sete anos após o plantio, e permite fazer a sangria do látex durante dez meses por ano. De acordo com o pesquisador André Luis de Medeiros Ramos, o mercado de borracha natural é bastante promissor no Brasil. Com o cinamomo, o objetivo é a produção de madeira, muito apreciada pela indústria moveleira. É originário da Ásia, mas está plenamente adaptado no Brasil. Plantas com boa qualidade genética têm crescimento rápido e dão corte em 12 anos.

Conteúdos Relacionados