COODETEC II: Cascavel vai sediar encontro nacional sobre trigo e triticale

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) traz a Cascavel, no oeste paranaense, a quarta edição da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (IV RCBPTT), de 26 a 29 de julho, na Associação Atlética Coopavel, localizada na BR - 467, Km 106. O evento é anual, e considerado como o meio de integrar e unificar as ações de pesquisa, disseminação e divulgação de tecnologia em todas as regiões aptas para o cultivo dos cereais no Brasil.

Primeira edição - A primeira edição do evento aconteceu em Londrina, norte paranaense. Já as duas últimas edições no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo e Veranópolis, respectivamente. Neste ano o encontro retorna ao Paraná, com ampla programação e expectativa de reunir cerca de 300 profissionais entre pesquisadores, técnicos e agricultores. "Estamos felizes com a oportunidade de sediar um evento tão importante para a cadeia produtiva do trigo e triticale", assinala o diretor executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro.

Programação - Na programação do evento estão previstas palestras, painéis e sessões plenárias que deverão traçar as metas estabelecidas para o desenvolvimento científico e tecnológico dessas culturas em todo o território nacional. Para as palestras, estão confirmados nomes como o do ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com o tema "Política Agrícola para o Agronegócio do Trigo no Brasil"; e do engenheiro agrônomo e pós-doutor em Genética, Man Mohan Kohli, sobre "A cultura do trigo no Conesul".

Informações e inscrições - Mais informações podem ser acessadas pelo site do evento (www.coodetec.com.br/reuniaotrigo). As inscrições antecipadas (online) encerraram nesta segunda-feira (19/07), mas poderão ser feitas durante a realização do evento, caso existam vagas disponíveis.

Abertura oficial - O dia 26, das 18 às 19 horas, está reservado para que os participantes façam a inscrição, e retirem as credenciais e materiais para o evento. Em seguida, a partir das 19 horas, haverá a abertura oficial da IV Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. Já no dia 27, a programação inicia às 8h30, com sessão plenária inicial até as 9h30, quando terá início a palestra com Reinhold Stephanes. Na sequência, às 11 horas, a programação segue com a palestra de Man Mohan Kohli.

Painel - Ainda na terça-feira, dia 27, das 14 horas às 15h45, está marcado o painel sobre a cadeia produtiva do trigo, além das palestras sobre produção, comercialização e industrialização do trigo nacional, com Marcelo Vosnika, presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo/PR); produção de farinha para a indústria de massas e panificação, com o gerente de divisão do Moinho Cotriguaçu, Acir Martins da Silva; e produção de farinha para a indústria de bolachas e biscoitos, com o coordenador e responsável técnico do Moinho da Cooperativa Agrária, Rudolf Gerber.

Avaliações de safra - Às 16h30, a programação segue com o painel sobre as Avaliações de safra, com a participação de representantes de nove diferentes Estados brasileiros produtores de Trigo e Triticale. Às 17h30, haverá a instalação das subcomissões de Difusão de Tecnologia e Sócio-Economia; Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Entomologia; Fitopatologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; e Solos e Nutrição Vegetal. O jantar será servido a partir das 19 horas no local do evento e terá a participação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).

Subcomissões - Na quarta-feira, dia 28, tanto no período da manhã quanto à tarde, os participantes estarão divididos nas subcomissões para a apresentação de trabalhos, análise de propostas, revisão das informações técnicas e das normas e o planejamento e prioridades de pesquisa. Já no último dia de evento, quinta-feira, dia 29, além da finalização das atas das subcomissões, marcada para as 8 horas, haverá a apresentação das definições de cada subcomissão, na sessão plenária final até as 12 horas. À tarde, os participantes serão convidados a conhecer a estrutura e funcionamento da Coodetec.

Sobre a Coodetec - A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec é uma empresa de base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade exclusiva dos 180 mil agricultores filiados as 34 mais destacadas cooperativas de produção do Brasil. Formada por uma rede complexa de ensaios, um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de biotecnologia, entomologia, fitopatologia, sementes e solos. O resultado de tudo isso é o grande diferencial: sementes de milho, soja e trigo de alta qualidade e adaptadas a diferentes climas e solos, com mais rendimento e menos risco.

Demandas - A Coodetec trabalha forte para identificar as demandas do agricultor, bem como as exigências de mercado. É por isso que apresenta uma diversidade de sementes com tolerância às principais pragas e doenças, além de estabilidade de produção. Dessa forma, proporciona também segurança alimentar e cuidado com o meio ambiente. Essa contribuição à sociedade é fundamental para uma empresa como a Coodetec, que pratica os princípios cooperativistas. (Assessoria de Imprensa)

Conteúdos Relacionados