COODETEC: Encontro Tecnológico reúne triticultores e agrônomos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec realiza, nos dias 17 e 18 de agosto, o Encontro Tecnológico - Trigo 2010 para mostrar aos triticultores e à assistência técnica do Paraná as melhores cultivares disponíveis para o Estado. No evento, que ocorre no Centro de Pesquisa da Coodetec, em Palotina - PR, serão apresentadas 21 cultivares de trigo, incluindo os lançamentos CD 121, CD 122 e CD 123, semeadas em três diferentes épocas e condicionadas à diferentes tratamentos fitossanitários e diferentes densidades de semeadura. As empresas BASF e SPRAYTEC são parceiras do Encontro. Os técnicos das duas empresas apresentarão as linhas de produtos para a cultura do trigo.

Alternativas seguras - O gerente de programa de pesquisa de trigo da Coodetec, Francisco de Assis Franco, explica que todas as cultivares que fazem parte do portfólio da Coodetec são alternativas seguras para o produtor da região. "O nosso trigo é mais produtivo, de melhor qualidade industrial, de ampla adaptação e boa resistência às doenças."

Lançamentos - Entre os materiais que serão demonstrados no Encontro Tecnológico, o pesquisador destaca os lançamentos: "o CD 121, que será recomendado exclusivamente para as regiões I e II do Paraná e para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é trigo brando de farinha branqueadora, tem  alto potencial produtivo, ótimo tipo agronômico e boa tolerância às doenças. Já o CD 122, é trigo pão/melhorador, ciclo intermediário, de ampla adaptação e boa resistência as doenças. Para atender todas as necessidades de tipos de trigo  temos o CD 123, precoce, de baixa estatura e tipo pão de farinha branqueadora, que é um diferencial de mercado."

Potencial - Franco aposta nesses lançamentos, principalmente pelo potencial produtivo, sanidade geral e características industriais. Outro ponto que os participantes do evento poderão conferir é o retorno do investimento em manejo diferenciado para a cultura. "Hoje temos uma média de aproximadamente de 40 sacas por hectare, no estado do Paraná, e essa média vem crescendo a cada ano não só pelo uso de novas cultivares, mas também pela adoção de práticas culturais diferenciadas.  Salienta que os produtores que utilizam  alta tecnologia tem obtidos resultados entre 60 a 80 sacas por hectare", comenta Franco.

Doenças - Conforme o pesquisador, o principal problema do trigo no Estado, na safra passada, foi a ocorrência conjunta das doenças brusone e giberela, que são de difícil controle, em condições de sequencia de precipitações, o que impossibilitam as aplicações no momento correto e inviabilizam o controle. "Vamos apresentar cultivares com tolerância à brusone e ainda às doenças foliares que ocasionam grandes perdas na lavoura, como as manchas e a ferrugem", diz Franco.

Diferenças - Segundo o engenheiro agrônomo e supervisor de Desenvolvimento do Mercado da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, o evento é importante para que os produtores e técnicos conheçam os materiais que estão sendo lançados no mercado.  "É uma grande oportunidade para observar o comportamento das cultivares plantadas em distintas épocas e obter informações para o melhor manejo de cada uma delas."

O evento - O evento será realizado em duas tardes, a partir das 14h e será aberto aos agricultores e à assistência técnica. Na primeira estação, serão apresentados em três épocas de semeadura os novos cultivares, CD 121, CD 122 e CD 123 e sua aplicação industrial. Em seguida, na segunda estação, o portfólio de cultivares de trigo CD, da mesma forma, em três épocas de semeadura. Logo depois, a resposta de cultivares suscetíveis e tolerantes às doenças aos diferentes tratamentos fitossanitários. Os participantes poderão acompanhar ainda, a resposta de cultivares suscetíveis e tolerantes ao acamamento e a diferentes densidades de semeadura. Na última estação, será apresentado o portfólio de produtos Basf para a cultura do trigo.

Serviço - Evento: Encontro Tecnológico - Trigo 2010 / Data: 17 e 18 de agosto de 2010 / Horário: 14h

Local: Centro de Pesquisa da Coodetec, em Palotina - PR. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados