CONFEPAR: Encontro de especialistas do leite

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Sistemas de produção de leite no Brasil, Nova Zelândia e no mundo foram temas do encontro que reuniu dois dos maiores especialistas em bovinos de leite, Colin W. Holmes, da Massey University da Nova Zelândia, e Vidal Pedroso de Faria, da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). O encontro, que foi organizado pela Confepar e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ocorreu na última sexta-feira (31/08), na Sociedade Rural do Paraná, em Londrina.

Potencial brasileiro - Com a participação de aproximadamente 150 associados da Confepar e 50 estudantes da área, o evento foi aberto pelo professor da UFSCar Jozivaldo P. G. de Morais e pelo presidente da Confepar, Renato José Beleze, que disse acreditar no potencial do País na atividade leiteira. "O Brasil ainda tem muito a crescer na produção de leite, mas precisamos acreditar mais em nosso potencial. Os outros países acreditam mais no Brasil do que nós."

Palestras - A primeira palestra foi do professor doutor Vidal Pedroso de Faria, que discorreu sobre a produção de leite no Brasil e no mundo. Faria, que é um dos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente em sua área de pesquisa, afirmou que o País se encontra em um ritmo de crescimento muito alto na produção de leite. "Possivelmente, o Brasil sairá muito rápido da 6ª posição dos maiores produtores de leite de vaca por quantidade."

Sistema de produção - Na seqüência do evento, o neozelandês Colin W. Holmes abordou em sua palestra o sistema de produção de leite da Nova Zelândia que, devido ao seu grande potencial produtivo, serve de modelo para muitos países. "Embora haja divergência de clima entre os países, é possível que, assim como ocorre na Nova Zelândia, o Brasil consiga produzir com baixos custos para o mercado internacional", disse Holmes, que ainda elogiou o sistema de pastagens feito aqui no Brasil. Após as palestras, houve um debate mediado pelo professor Jozivaldo P. G. de Morais e uma exposição de painéis fotográficos, intitulada "O Brasil que tira leite". (Imprensa Confepar)

Conteúdos Relacionados